Mesmo diante de desafios logísticos, indústria alcança desempenho histórico e consolida sua posiçãoPublicado em 14/01/2025 As exportações brasileiras de pedras naturais fecharam
2024 com faturamento de US$ 1,263 bilhão, um aumento de 12,7% em relação a
2023, de acordo com a Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas). Em dezembro, o
setor obteve US$ 125,3 milhões, 64,1% a mais do que o mesmo mês do ano
anterior, registrando o maior resultado para dezembro de toda história. Esse desempenho expressivo reflete as ações de
internacionalização conduzidas pelo “It’s
Natural – Brazilian Natural Stone”, programa de promoção das rochas
brasileiras no exterior executado pelo Centrorochas em parceria com a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O resultado acumulado em 2024, apesar de não
superar o recorde de 2021, quando as exportações atingiram US$ 1,340 bilhão,
indica recuperação na sequência de quedas registradas em 2022 (-3,4%) e 2023
(-13,3%). “O comportamento do mercado em 2021 foi fruto do início da parceria
estratégica entre o Centrorochas e a ApexBrasil, somada à forte demanda gerada
pela pandemia da Covid-19 ao longo de 2020. Em 2024, mesmo diante de uma crise
logística global, continuamos avançando em ações de retomada, investindo em
melhorias de infraestrutura e fortalecendo a imagem das rochas brasileiras no
exterior. Seguiremos apostando na inovação e na sustentabilidade para manter
esse ritmo de expansão”, destaca Tales Machado, presidente do Centrorochas. O projeto setorial, fruto da parceria citada por
Machado, vem expandindo o relacionamento com importadores e intensificando a
presença das empresas em eventos estratégicos como feiras, missões comerciais e
ações de marketing contribuindo para o incremento das vendas. Paralelamente à
conexão de fornecedores brasileiros a compradores internacionais de grande
potencial, o segmento desenvolve um trabalho de inteligência de mercado e
capacitação de profissionais com foco no fortalecimento da competitividade do
setor no cenário global. Expansão comercial e projeção global A presença internacional das rochas brasileiras se
fortaleceu em 2024 por meio de participações em feiras renomadas, como KBIS e
Coverings (EUA), Xiamen Stone Fair (China), Marmomac (Itália), Vitoria e
Cachoeiro Stone Fair (Brasil). Além disso, o segmento promoveu palestras para
arquitetos e designers em mercados-chave nos Emirados Árabes Unidos, Estados
Unidos e Itália, incentivando o uso das pedras naturais brasileiras em projetos
em todo o mundo. Simultaneamente, missões prospectivas foram realizadas em
países como Austrália, Índia e Polônia, mapeando oportunidades e reforçando o
compromisso do Brasil em atender demandas diversificadas, expandindo ainda mais
sua presença no mercado global. Os Estados Unidos seguem como principal destino das
rochas naturais brasileiras, sendo responsável por US$ 711,1 milhões do
valor faturado de janeiro a dezembro de 2024, registrando alta de 16,86% em
relação ao ano anterior. China (US$ 218,5 milhões) e Itália (US$ 82,8 milhões)
completam o ranking dos três maiores clientes globais. “Com esse panorama positivo, o setor inicia 2025
determinado a fortalecer sua presença nos mercados em que já está consolidado,
sem deixar de buscar novas oportunidades de expansão. Seguiremos buscando e
apoiando a criação de soluções logísticas mais eficazes e reforçando nosso
compromisso com a sustentabilidade de forma a manter o Brasil na vanguarda
mundial das rochas naturais”, destaca Machado. Em complemento a essas ações de expansão, a
indústria de rochas vem intensificando suas práticas ambientais responsáveis,
evidenciadas em projetos como o FiBRO (Fino do Beneficiamento de Rochas
Ornamentais), que converte subprodutos do beneficiamento em insumos para
pavimentação, cerâmica vermelha e concreto, ampliando a economia circular; e o
Projeto EPD (Declarações Ambientais de Produto), que visa mensurar e atestar a
pegada ambiental das rochas naturais em todo o seu ciclo de vida, conferindo
maior transparência e credibilidade às empresas do setor. Como parte dessa evolução, 2025 começa com uma
grande novidade: a Marmomac
Brazil que acontecerá de 18 a 20 de fevereiro, no Distrito Anhembi, em
São Paulo. O evento une a tradição da Vitoria Stone Fair – a maior feira de
rochas naturais das Américas – à grandiosidade e prestígio internacional da
Marmomac, o principal encontro global dedicado às pedras naturais, realizado
anualmente na Itália. Essa colaboração reforça a liderança do Brasil no mercado
global, elevando ainda mais a posição do país entre os maiores players do
mundo. Números em destaques ·
Exportações acumuladas em 2024 (jan-dez) o US$
1,263 bilhão (alta de 12,7% frente a 2023) ·
Histórico recente (últimos cinco anos): o 2020:
US$ 990,5 milhões o 2021:
US$ 1,340,1 bilhão (+35,3%) o 2022:
US$ 1,294,5 bilhão (-3,4%) o 2023:
US$ 1,121,7 bilhão (-13,3%) o 2024:
US$ 1,263,8 bilhão (+12,7%) ·
Exportações em dezembro 2024 o US$
125,3 milhões (crescimento de 64,1% em relação a dezembro de 2023) o Maior
valor já registrado para o mês de dezembro ·
Principais destinos em 2024 1. Estados
Unidos: US$ 711,1 milhões (+16,86%) 2. China:
US$ 218,5 milhões (+25,02%) 3. Itália:
US$ 82,8 milhões (-1,80%) Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone O It’s Natural –
Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido
pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O programa, que atualmente conta com 223 empresas poiadas, tem por objetivos
estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através
de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de
promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado
mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas O
Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas
as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas
ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados
à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades
comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas
brasileiras.
Sobre a ApexBrasil A
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para
promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos
estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar
esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial
que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços
brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de
negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras
internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião
para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de
negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência
também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de
investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores
estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras
e do país.
Serviço: It’s
Natural – Brazilian Natural Stone na KBIS 2025 Data:
25 a 27 de fevereiro Local:
Estande SL6015, South
Hall, Centro de Convenções de Las Vegas Horário:
9h às 17h
Informações para imprensa Karina
Porto Firme Assessoria
de Comunicação Centrorochas e It’s Natural – Brazilian Natural Stone 27
99705-5705 karina.portofirme@centrorochas.org.br Site:
www.braziliannaturalstone.com Instagram:
@braziliannaturalstone @centrorochas |
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Fonte: Mesmo diante de desafios logísticos, indústria alcança desempenho histórico e consolida sua posição entre os maiores players mundiais
Autor:
Ricardo Madureira
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