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Petrocity prevê iniciar operações de ferrovia no ES em 2031

Publicado em 16/01/2025

A anpo participou de uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (15) no Salão San Tiago, no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado do Espírito Santo. O evento teve como objetivo apresentar os detalhes do projeto do Grupo Petrocity, que contempla a construção de ferrovias com um total de 2.160 quilômetros, ligando o Norte do Espírito Santo a Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás, além de conectar ao porto de Urussuquara, em São Mateus.

Em processo de licenciamento ambiental, o projeto ferroviário do grupo Petrocity, previsto para começar as obras em 2026, tem como objetivo conectar o Norte do Espírito Santo à Região Centro-Oeste do Brasil. Durante a construção das ferrovias, a expectativa é gerar, no mínimo, 6 mil empregos diretos. Esse número pode chegar a até 20 mil vagas, considerando os picos de contratação durante a implantação dos quatro trechos de ferrovias.

"Estamos acompanhando com grande entusiasmo a apresentação desse importante projeto do Grupo Petrocity, que trará grandes benefícios para a nossa região, especialmente para a indústria de rochas ornamentais. A melhoria na logística e o aumento da competitividade do setor são oportunidades que o projeto proporciona.

A movimentação de cargas pela ferrovia terá um impacto direto na nossa capacidade de distribuição, reduzindo custos e facilitando o acesso aos mercados, tanto no Brasil quanto no exterior. O transporte eficiente das rochas ornamentais, um dos principais produtos exportados do Espírito Santo, abrirá novas possibilidades de crescimento e diversificação para o setor.

Acredito que essa ferrovia será fundamental para o desenvolvimento de todos os setores produtivos, especialmente o nosso. Parabenizo o Grupo Petrocity pela visão estratégica e transparência nesse processo. Estamos otimistas e prontos para contribuir para o sucesso deste projeto." Disse o Diretor da Anpo Silvano Farias.

Durante a apresentação, o presidente do grupo solicitou o apoio do governo do Estado ao projeto, concedendo a isenção total do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS), com base na decisão do Confaz para projetos de investimentos ferroviários. Pediu ainda benefícios do Invest-ES e Compete-ES.

As ferrovias do Corredor Centro-Leste, da Petrocity, são as seguintes:

  • EF 456/030 (São Mateus/ES a Ipatinga/MG) – 431,3 km
  • EF 030 (Barra de São Francisco/ES a Brasília/DF) – 1.188 km
  • EF A20 (Estrada de Ferro Corumbá de Goiás e Anápolis/GO) – 67,9 km
  • EF 355 (Estrada de Ferro de Brasília/DF a Mara Rosa/GO) – 452 km

De acordo com José Roberto Barbosa da Silva, presidente do grupo Petrocity, para a construção das ferrovias que partem do Espírito Santo, será necessário contratar, em média, 6 mil pessoas. Especificamente, na EF-030, as estimativas indicam 4.070 contratações diretas e 814 indiretas. Já na EF-456, serão 1.282 empregos diretos e 257 indiretos.

Com a operação das ferrovias prevista para começar até o final de 2031, estima-se que 1.787 funcionários estarão envolvidos nas atividades operacionais, que incluem manutenção da via, trabalho de maquinistas, controle central e operação dos portos secos (UTAC). O objetivo é movimentar cerca de 28 milhões de toneladas de carga no primeiro ano de operação das ferrovias.

Petrocity prevê iniciar operações de ferrovia no ES em 2031

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