- Anpo - Associação Noroeste de Pedras Ornamentais

 

Quem somos



Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais (ANPO), foi criada em 2003 pelos próprios empresários do ramo, no intuito  de organizar o setor e fortalecer toda a economia da região, respeitando  às leis e a sociedade, de forma sustentável e organizada.

 

A instituição é sólida e sem fins lucrativos, baseada no respeito às leis ambientais, trabalhistas e fiscais. Pilares que devem sustentar toda extração mineral de pedras ornamentais no Estado do Espírito Santo.


 A Associação mantém sua sede administrativa em Barra de São Francisco - Capital do Granito, e seu escritório executivo em Vitória - ES, tendo como área de atuação a Região Noroeste do  Estado do Espirito Santo, estendendo-se aos 21 municípios mineradores da região.









O que fazemos




Atuamos juntos às empresas associadas com o objetivo de defender seus interesses, desenvolvendo um trabalho de representação política e institucional na Região Noroeste do Estado do Espírito Santo.


Participamos nos debates e discussões sobre temas das necessidades e interesses setoriais, tais como: orientações tributárias, jurídicas, ambientais , entre outras. Assessoramos nossos associados nos processos de exportação/importação e em exposições nas feiras nacionais e internacionais.


A fim de levar o conhecimento sobre as Rochas Ornamentais, sua melhor utilização e agregar valor ao setor empresarial a ANPO em parceria com a ABIROCHAS elaborou o primeiro  "Catálogo Brasileiro de Rochas Ornamentais" e do "Guia de Aplicação de Rochas em Revestimentos", este último disponibilizado neste site, como forma de informativo aos interessados como construtores, arquitetos, designers, marmoristas e até mesmo aos consumidores finais.










Centro de Tratamento de Resíduos - CTR


 

Buscando sempre o desenvolvimento sustentável do setor de rochas ornamentais da Região Noroeste, foi inaugurado em 15 de janeiro de 2013, o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR). Projeto instalado em terreno de propriedade da ANPO, com uma área de (três) alqueires, dentro dos parâmetros exigidos pelos  órgãos fiscalizadores e reguladores. Preocupados não  apenas com o depósito dos resíduos, mas também com destinação final destes, a ANPO trabalha na criação de projetos voltados para o reaproveitamento e reciclagem da Lama de Beneficiamento de Rochas Ornamentais (LBRO).

 

 







Consórcio dos Municípios Mineradores do Noroeste do Espírito Santo - COMMINES

 


Visando a parceria entre o Setor Público e o Setor Privado, sendo estes representados pelos 21 municípios e as empresas associadas que compõem a cadeia produtiva do setor de rochas ornamentais da Região Noroeste do Estado do Espírito Santo, respectivamente, foi criado o Consórcio dos Municípios Mineradores do Noroeste do Espírito Santo (COMMINES). A exemplo de uma PPP (Parceria Público-Privada), instrumento criado pelo Governo Federal para que juntos os dois setores possam atuar de forma conjunta em áreas como: o Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico Regional, Mineração e outras Culturas Produtivas, Serviços Públicos, Estrutura Administrativa e Marketing Institucional.


Dessa forma, o consórcio permite que os municípios ajam em parceria, melhorando sua capacidade técnica, gerencial e financeira de suas gestões.





Região de Atuação




A região de atuação da ANPO é a Região Noroeste do Estado do Espírito Santo onde são encontrados materiais únicos e diferenciados dos existentes nas demais regiões do mundo, é também onde se encontra as maiores jazidas de granito na América Latina. No total são 21 municípios produtores que correspondem por cerca de 58% da produção e exportação do país.


Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Rochas (Abirochas), elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial e Educacional do Espírito Santo (Ideies), a economia local gera cerca de 25 mil empregos diretos e 110 mil indiretos e registra 1.600 empresas ativas em sua cadeia produtiva.









 Os municípios que abrangem a Região Noroeste são:


 



Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais - ES
Cnpj: 05.921.111/0001-54
Endereço: Av. Jones dos santos Neves, 658 - Ap.201, Centro, Barra de São Francisco - ES/ CEP: 29800-000
Telefone (27)3756-5433


 




Visitas: 967


Compartilhe: