Centro de Tratamento de Resíduos - Anpo - Associação Noroeste de Pedras Ornamentais

Centro de Tratamento de Resíduos

O CENTRO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS  CTR- ANPO

 

A associação ANPO,  representante dos produtores  de rochas ornamentais do Noroeste do Espirito Santo, com o compromisso de buscar a sustentabilidade do setor, inaugurou no dia 15 de Janeiro de 2013, o Centro de Tratamento de Resíduos, projeto instalado em terreno de propriedade da ANPO, com uma área de 03 alqueires, O Projeto do CTR/ANPO encontra-se dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos fiscalizadores e reguladores, e vai além de simplesmente ser um depósito, contemplando as necessidades de destinação final dos resíduos. O Centro de tratamento tem como compromisso  a sustentabilidade, com projetos ambientais voltados para reaproveitamento e reciclagem da LBRO ( Lama de Beneficiamento de Rochas Ornamentais).

 

A Associação Noroeste dos Produtores de Rochas Ornamentais construiu o CTR-ANPO (Centro de Tratamento de Resíduos) com o compromisso assinado entre a ANPO, Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco e Ministério de Minas e Energia, através de um protocolo de intenções entre as entidades, para implantação da “Agenda 21 Mineral”. Em razão deste compromisso, recentemente a câmara municipal de Barra de São Francisco aprovou o projeto que reconhece o CTR-ANPO, como de Utilidade Pública e de interesse do município e da região Noroeste.

O Projeto CTR-ANPO foi dividido em duas etapas, através da construção de 2 Células, que estão sendo coordenadas através da supervisão da  Engenheira Ambiental Adriana Herzog, que esta a disposição dos associados para orientações e sugestões sobre  “Processo de Licenciamento”, através de agendamento de consulta todas as segundas e terças-feiras.

 

Projeto CRT-ANPO “Célula 01”

O CTR-ANPO deu inicio ao operacional em 15 de janeiro de 2013, através de sua |LO –Licença de Operação nº 18/2013, autorizando a instalação da área de disposição considerada CTR-01, do aterro industrial para lama do beneficiamento de rochas ornamentais da ANPO, que terá vida útil de aproximadamente de 05 anos, com dimensionamento para receber aproximadamente180 mil metros cúbicos de LBRO, com uma área total ocupada de cerca de  mil m².


Projeto CRT-ANPO “Célula 02”

No dia 22 de maio de 2018, a equipe da ANPO recebeu do IEMA a LP e LI, (Licença Previa nº 36/2018) e (Licença de Instalação nº 42/2018) autorizando a instalação da área de disposição considerada Célula-02, do aterro industrial para lama do beneficiamento de rochas ornamentais da ANPO, com previsão de vida útil de aproximadamente de 15 anos, sendo previsto o dimensionamento para receber aproximadamente 473 mil m³ de LBRO, com uma área total ocupada de cerca de 30 mil m³

 

 

Projeto de Sustentabilidade:


Reaproveitamento da lama do granito para ser utilizada como fertilizante agrícola.

O que antes era considerado um problema ambiental pode trazer benefícios para a agricultura. Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural O estudo, desenvolvido pelo pesquisador André Guarçoni no instituto de pesquisa Regional de Desenvolvimento Rural Centro Norte do Incaper, em Linhares, vai ao encontro da missão da ANPO (Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais), em promover soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa  para o reaproveitamento da LBRO, além da destinação adequada a esse material.


Uma equipe da ANPO esteve nesta terça-feira 12 de julho, no Instituto de Pesquisa Incaper de Venda Nova do Imigrante, onde durante uma reunião foram discutidas a implantação deste projeto de pesquisa, que trás uma solução ecológica e de reaproveitamento da lama abrasiva.


“O resíduo do granito é um problema para indústrias do setor de rochas ornamentais, pesquisamos em laboratório a lama abrasiva proveniente do corte das pedras, por meio de uma caracterização química do material, foi possível observar que existe uma concentração razoável de cálcio e potássio, nutrientes requeridos em grandes quantidades pelas plantas”,explicou Guarçoni.

 

O pesquisador do Incaper aplicou doses crescentes de lama em vasos que simulavam covas com dois níveis de calagem. O estudo foi feito considerando o crescimento inicial do café conilon. Guarçoni observou que a aplicação do material aumentou o crescimento das mudas e a absorção de potássio e cálcio pelas plantas. Além disso, observou-se ainda que a absorção de metais respeitou os índices previstos na legislação, desde que a quantidade utilizada seja a recomendada.

Segundo o diretor Executivo da ANPO doutor Mario Imbroisi com a construção da segunda célula o projeto será desenvolvido pela ANPO, com a construção de um laboratório para implantação de pesquisa de reaproveitamento da LBRO.

 

 

 


OUTRAS MATÉRIAS DO CTR/ANPO: 

 

ANPO* Projeto de reaproveitamento da lama do granito para ser utilizada como fertilizante agrícola.

http://anpo.com.br/default.asp#[AbreEmDIV]ajax.asp?link=noticia&id=257



ANPO apresentou oficialmente a Engenheira Ambiental Drª Isabela Belei como nova coordenadora do CTR

http://anpo.com.br/default.asp#[AbreEmDIV]ajax.asp?link=noticia&id=255

Secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura visitam as instalações do CTR da ANPO para assinatura das normas preventivas do transporte

http://anpo.com.br/default.asp#[AbreEmDIV]ajax.asp?link=noticia&id=239



Anpo inicia projeto da reutilização de resíduos do granito para adubação nas lavouras de café

 http://anpo.com.br/default.asp#[AbreEmDIV]ajax.asp?link=noticia&id=234



ANPO apresenta projetos de ampliação e abertura de células do CTR - Centro de Tratamento de Resíduos


http://anpo.com.br/default.asp#[AbreEmDIV]ajax.asp?link=noticia&id=220




MOVIMENTAÇÃO DA L.B.R.O SEMESTRAL


REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO SEMESTRAL DE RESIDUOS (LBRO) RECEBIDOS NA CTR – ANPO

 
RELATÓRIO REFERENTE AO PERÍODO DE 01/JAN A 30/JUN DE 2013

 

TOTAL DE LAMA DEPOSITADAS:

17.313,588


RELATÓRIO REFERENTE AO PERÍODO DE 01/JUL A 30/DEZ DE 2013

 

TOTAL DE LAMA DEPOSITADAS:

17.377,886


RELATÓRIO REFERENTE AO PERÍODO DE 01/JAN A 30/JUN DE 2014

TOTAL DE LAMA DEPOSITADAS:

18.384,982T


 

RELATÓRIO REFERENTE AO PERÍODO DE 01/JUL A 30/DEZ DE 2014

TOTAL DE TONELADAS DEPOSITADAS:

15.269,127T


 RELATÓRIO REFERENTE AO PERÍODO DE 01/JAN A 30/JUN DE 2015

TOTAL DE TONELADAS DEPOSITADAS:

15.257,698T


RELATÓRIO REFERENTE AO PERÍODO DE 01/JUL A 30/DEZ 2015


TOTAL DE TONELADAS DEPOSITADAS:

20.157,530 T


REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO SEMESTRAL DE RESIDUOS (LBRO) RECEBIDOS NA CTR – ANPO
RELATÓRIO REFERENTE AO PERÍODO DE 01/JAN A DEZ/2016


TOTAL DE TONELADAS DEPOSITADAS:

35.007,993 T

 

19.348,491 M³


REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO SEMESTRAL DE RESIDUOS (LBRO) RECEBIDOS NA CTR – ANPO
RELATÓRIO REFERENTE AO PERÍODO DE 01/JAN A DEZ/2017

TOTAL DE TONELADAS DEPOSITADAS:

35.280,260 T

19.349,174 M³


REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO SEMESTRAL DE RESIDUOS (LBRO) RECEBIDOS NA CTR – ANPO
RELATÓRIO REFERENTE AO PERÍODO DE 01/JAN A DEZ/2018

TOTAL DE TONELADAS DEPOSITADAS:

48.832,957 T
 
27.100,592 



REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO SEMESTRAL DE RESIDUOS (LBRO) RECEBIDOS NA CTR – ANPO
RELATÓRIO REFERENTE AO PERÍODO DE 01/JAN A DEZ/2019


 TOTAL DE TONELADAS DEPOSITADAS:

50.716,507 T


28.152,852 M³




REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO SEMESTRAL DE RESIDUOS (LBRO) RECEBIDOS NA CTR – ANPO
RELATÓRIO REFERENTE AO PERÍODO DE 01/JAN A DEZ/2020



 TOTAL DE TONELADAS DEPOSITADAS:



70.347,581 T



39.081,989 M³







Visitas: 331142


Compartilhe: