O Espírito Santo é o principal polo produtor e exportador de rochas do Brasil, possuindo centenas de unidades de beneficiamento de altíssima produtividade.

As maiores reservas de granito do país estão localizadas ao noroeste do estado, com uma enorme variedade de cores e texturas. Veja o vídeo clicando no botão abaixo:

Todos os direitos reservados ®

 Problematização

Embora o Espírito Santo possua a maior reserva de granito e granito do mundo, ainda não se convencionou um sistema de controle de qualidade a fim de padronizar o processo de produção, processamento e beneficiamento. Como definir diretrizes que assegurem a qualidade do produto uniformemente em todo território?

 Insight

A Rota do Granito atrai turistas e compradores internacionais para o Estado. Segundo a Lei Nº 9.928, publicada no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo em 19/11/2012, foi conferido à Barra de São Francisco o título de Capital Estadual do Granito.

+ 77%

O Espírito Santo é responsável por mais de 77% do volume e valor exportado de pedras ornamentais pelo Brasil por ano. Somente a região noroeste foi responsável por R$ 700 milhões em 2015.

Fonte: Instituto Inovates

+ 90%

Mais de 90% do investimento do parque industrial brasileiro do segmento são realizados no Estado.

Fonte: Instituto Inovates

Valores Extraídos

 Luxo e Sofisticação
O granito capixaba é percebido e consumido no mercado internacional como artigo de luxo. É bem comum encontralo presente em ambientes sofisticados e privativos a grupos com alto poder aquisitivo.

 Beleza bruta
As rochas ornamentais capixabas, como o granito, são conhecidas pelos seus traços únicos e refinados, um design que se origina da própria natureza.

 Referência de mercado
O Espírito Santo desponta como grande produtor de granito. Sua cadeia produtiva compreende diversos agentes, o que o faz também uma indústria que emprega diversas famílias, principalmente, na região noroeste do Estado.

 Rochas naturais
Nossos produtos são extraídos da natureza, e possuem características exclusivas da região.

Visão da Cadeia Produtiva

O bloco

Jazidas naturais e únicas

A chapa

Extração e tratamento

O refinamento

Exportação e acabamento

A SOLIDEZ DA BELEZA CAPIXABA

É do ventre do solo capixaba que o mais belo e refinado granito nasce.
Esculpidos durante milhões de anos, é nesta terra que minerais evoluem lentamente em traços únicos, tornando a rocha um relicário singular.
Contudo, quando se trata do nosso granito, uma rocha nunca é apenas uma rocha. Ela é pia. É chão. É casa. É mansão. Aeroporto. Hotel. Shopping. Estádio. Até palácio! 
Um luxo.
A beleza distinta do granito do noroeste vem redesenhando e transformando espaços pelo mundo todo. Dos Estados Unidos ao Japão. Da França à África do Sul. Uma assinatura exclusiva de bom gosto e requinte.
Reconhecer o Espírito Santo como protagonista dessa magia incrível da natureza é permitir que mais pessoas sejam privilegiadas com ambientes agradáveis e de inigualável fruição estética. É elevar a qualidade do nosso solo, legitimando-o como um nobre berçário natural, cuja incessante capacidade de produzir riquezas o diferencia das demais localidades.

Preservar as riquezas desta terra será o nosso maior legado!

Associação Noroeste de Produtoras de Rochas Ornamentais