Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS


ENTIDADES SE UNEM PARA CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG) DO GRANITO DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO,

Publicado em 23/03/2016

O município de Barra de São Francisco recebeu importantes entidades de nível Estadual e Nacional,  nesta quarta-feira 16 de março, onde durante uma cerimônia  foram assinados (Protocolos de Intenções), entre a ANPO (Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais-ES) e  importantes entidades como , SEBRAE, IFES, OAB-ES, FUNDAÇÃO GORCEIX e ABIROCHAS.

A celebração destes Convênios são de estrema importância para o desenvolvimento do setor em Barra de São Francisco, que é  intitulada a Capital do Granito, sendo o maior município produtor neste segmento da econômia, que tem contribuído muito para o crescimento e desenvolvimento da região noroeste do Espírito Santo”

“No último dia 16 de março na sede da ANPO, foi realizado mais uma oficina de trabalho para a construção do diagnóstico para avaliação do potencial de Indicação Geográfica (IG) do Granito do Norte do Espírito Santo, com a participação de representantes do SEBRAE/ES (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Instituto Inovates, IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) e ANPO (Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais-ES).

As Indicações Geográficas, ou “IG” como são popularmente conhecidas, são conceituadas como ferramentas que agem de forma coletiva na valorização de um produto típico, ou seja, tradicional em determinada região ou território.

A principal função das IGs é atestar a conformidade de um produto e garantir ao consumidor a qualidade, o modo de produção e origem dos produtos. Ao mesmo tempo, a agregação de qualidade, regionalidade, autenticidade e exclusividade, tendem a resultar em produtos mais valorizados pelos consumidores. É usada para identificar produtos que têm qualidade e reputação únicas devido à sua origem geográfica. Os consumidores podem associar a origem à alta qualidade do produto, e como resultado, este pode conseguir maior valorização no mercado.

Neste primeiro momento estamos realizando uma avaliação diagnóstica para verificar se o granito do Norte do ES tem uma real possibilidade de ser protegido por uma Indicação Geográfica. Este diagnóstico é uma solução tecnológica do SEBRAE, aplicada para diagnosticar a potencialidade de uma Indicação Geográfica, dentro das duas modalidades possíveis – Indicação de Procedência e Denominação de Origem, por meio de uma avaliação do território versus o produto a ser trabalhado. O diagnóstico pretende dar um panorama da produção do produto na região em questão, e  ao seu final, gerar indicadores qualitativos desta produção em vários de seus aspectos para auxiliar a tomada de decisão do SEBRAE e parceiros.”

ENTIDADES SE UNEM PARA CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG) DO GRANITO DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO,

Compartilhe:

 

 

Visitas: 307



Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/