GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOSPublicado em 16/10/2023 A questão dos resíduos gerados durante o processo de beneficiamento das rochas ornamentais é um tema que vem sendo estudado há muito tempo, mas que de fato só está sendo abordado sob o prisma do descarte consciente. O que não esta errado, uma vez que a existência do CTR/ANPO é uma ferramenta que auxilia todo o setor a estar em dia com suas obrigações ambientais e assim deve ser. Contudo, ainda é preciso pensar em soluções para o destino final destes materiais e a academia tem pesquisado meios deste reaproveitamento dar origem a produtos que tenham viabilidade econômica. O primeiro experimento prático neste sentido foi a construção da Escola de Artesanato da ANPO que já conta com a sua primeira turma e deve preparar um grupo de artesãos especializados em transformar a rocha rejeitada em verdadeiras obras de arte. O objetivo da ANPO é conduzir estes artesãos a um trabalho cooperativo que gere emprego e renda por toda a região. O IFES – Campus Barra de São Francisco se mostrou um parceiro estratégico nesta busca por meios alternativos de reaproveitar os resíduos e rejeitos. O IFES faz parte do projeto da Escola de Artesanato complementando a formação dos artesãos com módulos administrativos como: empreendedorismo, noções de direito, gestão de custos e outros temas de importância para quem quer abrir seu próprio negócio. Mas este apoio não para por aí, o IFES tem conduzido pesquisas sobre o tema e propõe uma série de opções que podem se tornar realidade em breve. Após a publicação de uma Artigo de Revisão Bibliográfica, onde os autores compilaram diversas possíveis utilizações economicamente viáveis para a LBRO, o IFES inicia uma série de experimentos junto à ANPO para calcular os custos de produção de elementos estruturais pré-moldados, como blocos, tijolos e bloquetes intertravados, testar laboratorialmente sua viabilidade como aditivo em argamassas, rebocos e estruturas em alvenaria, bem como buscar meios de extrair da LBRO compostos químicos de interesse, como por exemplo a sílica pura e o potássio. É um processo que pode abrir toda uma nova frente de trabalho e geração de valor na região, mas que carece de recursos para agilizar as pesquisas. Os pesquisadores relatam que “este ano não conseguimos nenhuma bolsa de estudo remunerada para nossos alunos. Os projetos que temos são tocados por voluntários e pelo empenho dos professores que investem na pesquisa por vontade própria.” O objetivo do IFES complementa o trabalho da ANPO em buscar expandir o mercado de Rochas Ornamentais diversificando a atuação das empresas e da sociedade em busca de oportunidades de investimento que, no fim, geram riqueza para a região e para toda a população envolvida. FONTE: Link para o artigo publicado pelo IFES: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1951/1052 |
|||
| |||
| |||
Visitas: 579
Autores:
Alexandre Ribeiro de Paula
Graduando no curso superior Bacharel em Administração, no IFES (Instituto Federal do Espirito Santo, campus Barra de São Francisco).
Já atuou como Auxiliar de Exportação na empresa Gramazini Granitos e Marmores Thomazini LTDA.
Atualmente Gestor de Marketing da ANPO (Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais do Espirito Santo).
Angelo Fiorio
Professor EBTT Efetivo do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (Mat. Siape: 1260665), Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração do IFES - Campus Barra de São Francisco. Coordenador o Programa de Extensão Intercampi de Apoio aos Produtores de Rochas Ornamentais do Noroeste Capixaba. Coordenador o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Rochas Ornamentais ? NEPRO, recentemente contemplado nos Editais PIBIC (02/2022) e PIBITI (03/2022) com 6 bolsas de pesquisa para os alunos da Graduação do IFES Mestre em Administração pela Fucape Business School, Vitória - ES. CRA-ES: 22420. Pós-Graduado em Gestão Estratégica; Graduado em Administração com Ênfase em Comércio Exterior; Prêmio de Excelência Acadêmica - Fucape 2010; Bolsista de Mestrado pela CAPES/CNPQ - Fucape 2011; Co-Autor do artigo: Suporte Organizacional e Adaptação de Cônjuges e Expatriados: uma análise por meio de Equações Estruturais - EnGPR 2011 Participação como avaliador dos trabalhos enviados e seleção dos participantes no Prêmio de Excelência Acadêmica - Fucape 2012 Inglês Fluente e Experiência no Exterior (Austrália 2008 e Estados Unidos 2013 e 2016)
Anpo
Site atualizado há 2 anos, 3 meses e 11 dias, 4 horas e 40 minutos .
Layout responsivo min 320px, max 1250px © Copyright 2004 - 2024 | Desenvolvido por