Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS

  • COLABORADORES



Umidificação também nas marmorarias

Publicado em 11/09/2011

Depois da mineração, com o advento da NR-22 obrigando as empresas a manterem atividades de perfuração por processos umidificados, agora também o beneficiamento de rochas ornamentais em marmorarias é objeto de normatização.

O Programa Nacional de Eliminação da Silicose constituiu em 2004 o Grupo Técnico de Marmorarias, tripartite, para estudar e propor ações de controle e mudanças de processos a fim de diminuir a exposição dos trabalhadores aos agentes insalubres.

Sobre a exposição à sílica cristalina em marmorarias, a conclusão dos trabalhos desenvolvidos levou à proposta de uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego especificando que as máquinas e ferramentas utilizadas nos processos de corte e acabamento de rochas ornamentais devem ser dotadas de sistema seguro de umidificação, capaz de minimizar ou eliminar a geração de poeira.

Entende-se que com a implementação de processos de acabamento a úmido, haverá também redução de exposição a ruído, vibração e melhorias ergonômicas.

Como já existem leis municipais tratando do assunto, pretende-se que uma portaria de âmbito federal evite a migração do risco e proíba o acabamento ou quaisquer atividades a seco nas marmorarias, inclusive o jateamento de chapas ou peças de granito e demais rochas que contenham sílica cristalina.

Fato é que o setor tem até o próximo dia 30 de setembro para apresentação de propostas de redação, especialmente sobre os prazos de cumprimento da nova exigência, considerando-se que as marmorarias são, basicamente, empresas de pequeno porte, difundidas em todo o território nacional.

Haverá um seminário a respeito, dias 22 e 23 de novembro em São Paulo, e a expectativa é que essa portaria seja assinada na ocasião, o que exige desde já a mobilização de todos os interessados.


Compartilhe:

 




Visualizações: 2

Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/