Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS

  • COLABORADORES



Maior demanda de rochas ornamentais está na construção civil

Publicado em 11/09/2011

As rochas ornamentais e materiais sucedâneos ganham espaço na indústria da construção civil, sendo utilizados na decoração de interiores e no revestimento

Devido às suas características de resistência a impactos ambientais e apelo estético, dentre outras, as rochas ornamentais brasileiras são cada vez mais utilizadas para revestimento e ornamentação pela indústria da construção civil do país. A aplicação das rochas ornamentais para esses fins é específica para cada tipo de rocha, sendo o mármore e o granito os mais demandados.


No Brasil, a indústria da construção civil e edificações é responsável por 80% da demanda de rochas ornamentais e os segmentos de arte funerária, construção de monumentos e fabricação de objetos de arte e ornamentação, por 20%.


O mármore, constituído principalmente por rochas carbonatadas, em virtude da sua baixa resistência a impactos ambientais, é utilizado fundamentalmente em interiores como revestimento para pisos e paredes. Ladrilhos de diversos tamanhos, bancadas de banheiros ou cozinha, pés e tampos de mesa, aparadores, mesas de centro etc são as principais aplicações do mármore na decoração de interiores. Externamente, a principal utilização está na restauração de construções antigas, onde (era) o material era originalmente empregado.


Já o granito é mais empregado em revestimentos externos e em trabalhos estruturais devido à sua maior resistência a impactos ambientais, dureza e apelo estético.

Seu uso em interiores vem crescendo e sua aplicação tem sido como revestimento, piso, peças de banheiro e cozinha.


Os materiais sucedâneos, caso da ardósia, possuem sua beleza associada ao aspecto natural, uma vez que não aceitam polimento, e oferecem superfícies resistentes e não escorregadias. Seu uso mais comum é como revestimento interno e externo de pisos e paredes.


Compartilhe:

 




Visualizações: 255

Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/