Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • EMPRESAS

  • BIBLIOTECA

  • ANPO

  • CTR -LBRO - ANPO
  • IG DO GRANITO
  • TV ANPO

  • COLABORADORES


ROTA DO MÁRMORE E DO GRANITO, UMA ROTA DE BONS NEGÓCIOS

Publicado em 10/04/2014




O potencial das rochas ornamentais capixabas atrai grandes negócios nacionais e internacionais para o estado. O roteiro percorrido por compradores de pedras e profissionais do segmento forma a Rota do Mármore e do Granito, a primeira voltada especificamente ao turismo de negócios no Brasil. Sobressaem Cachoeiro de Itapemirim, no sul, Nova Venécia, no norte, e Vitória, no centro. 

O Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. Responde por praticamente metade da produção e das exportações do País. Também concentra mais da metade do parque industrial brasileiro. Estima-se, para esse segmento, um crescimento médio de 30% nas exportações nos próximos três anos. Além disso, investimentos da ordem de US$ 1 bilhão até 2013. 

Vitória, com seu complexo portuário, consiste na principal via de exportação de blocos e chapas de pedras ornamentais do País. A capital sedia uma das duas edições anuais da Feira Internacional do Mármore e Granito, a Vitória Stone Fair Brasil. O evento exerce um papel fundamental para o desenvolvimento organizacional e tecnológico desse segmento, pois é nele que as empresas apresentam suas novidades. A outra edição da feira, a Cachoeiro de Itapemirim Stone Fair, é realizada em Cachoeiro de Itapemirim. A cidade é o maior pólo processador do Brasil, nacionalmente conhecido por seu parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais ­ o maior do estado. 

No norte do estado, a extração e o beneficiamento do mármore e do granito estimularam o desenvolvimento dos municípios da Rota e incentivaram a criação de milhares de empregos. A região é conhecida como Núcleo de Extração de Nova Venécia e tem este município como referência. 


Para Ver: 

Potencial 
A exploração de rochas ornamentais é o terceiro maior gerador de receita para o estado e responde por 7% do produto interno bruto (PIB) capixaba. Das 26 maiores empresas brasileiras exportadoras de rochas ornamentais com faturamento superior a US$ 10 milhões em 2007, 21 encontram-se instaladas no Espírito Santo. 

O tamanho das jazidas e a importância dos negócios alavancados por esse segmento da economia capixaba justificam a inclusão de 21 municípios na Rota do Mármore e Granito. 

No sul do estado, onde Cachoeiro de Itapemirim se destaca como principal centro de extração concentra-se as jazidas de mármore. Ao Norte, que tem Nova Venécia como referência, estão as jazidas de granito. 


Tecnologia 
O principal parque industrial de beneficiamento das rochas ornamentais capixabas fica no sul do estado. Paralelamente, a Região Metropolitana da Grande Vitória registra um crescimento do número de empresas de processamento de mármore e de granito, responsáveis pela oferta de produtos de maior valor agregado. 


Mercado 
A modernização das instalações físicas e das relações de comércio, especialmente com o mercado exterior ­ intimamente relacionada à profissionalização do segmento de rochas ornamentais no estado -, e a promoção de eventos realizados para divulgar a produção regional ­ a exemplo da Vitória Stone Fair e da Cachoeiro Stone Fair ­ aumentaram a competitividade das empresas localizadas nos municípios da Rota. 


Municípios que compõem a Rota
  Vitória
  Cachoeiro de Itapemirim - (a 134 km de Vitória)
  Barra de São Francisco - (a 250 km de Vitória)
  Nova Venécia - (a 246 km de Vitória)
  Ecoporanga - (a 305 km de Vitória)
  Água Doce do Norte - (a 290 km de Vitória)
  Pancas - (a 176 km de Vitória)
  Baixo Guandu - (a 176 km de Vitória)
  Vila Pavão - (a 286 km de Vitória)
  Muqui - (a 139 km de Vitória)
  Rio Bananal - (a 148 km de Vitória)
  São Domingos do Norte - (a 89 km de Vitória)
  Água Branca - (a 213 km de Vitória)
  Alegre - (a 196 km de Vitória)
  Atílio Vivacqua - (a 165 km de Vitória)
  Castelo - (a 141 km de Vitória)
  Conceição do Castelo - (a 120 km de Vitória)
  Linhares - (a 135 km de Vitória)
  Mimoso do Sul - (a 173 km de Vitória)
  Serra - (a 28 km de Vitória)
  Vargem Alta - (a 136 km de Vitória)
  Viana - (a 18 km de Vitória)
ROTA DO MÁRMORE E DO GRANITO, UMA ROTA DE BONS NEGÓCIOS

Compartilhe:

 

 

Visitas: 1974

Fonte: http://www.es.gov.br/

Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/