Conselho Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS) se reuniu, para tratar de assuntos que são diretamente ligados ao desenvolvimento do setor de rochas ornamentais. O encontro foi realizado em Barra de São Francisco, região noroeste do Espírito Santo e contou com a presença do Presidente da ABIROCHAS, Reinaldo Sampaio; Presidente da ANPO, Sávio Otaviani; Presidente do Simagran Bahia, Marcos Maran; Presidente do simagran do Paraná, José Georgevan; Presidente do Conselho da Abirochas, Antônio Toledo, Presidente do Simagran do Ceará, François Charron; Diretor Executivo da ANPO, Mário Imbroisi; Geólogo Consultor da ABIROCHAS, Cid Chiodi Filho e Coordenador de feiras da ABIROCHAS, Tiago Milani. O objetivo desse encontro foi tratar dos importantes do dia a dia da Entidade.
A reunião foi realizada pela primeira vez em Barra de São Francisco-ES, por considerar a região noroeste o índice de maior crescimento quadrilátero do setor, ou seja, melhor performance produtiva nas extrações de granitos e outros minerais, maior investimento privado no parque industrial da região com destaque para Barra de são Francisco e São Domingos do Norte, com a aquisição de máquinas e equipamentos de alta tecnologia produzidos no exterior e também no Brasil (cerca de 60 milhões de Euros), grande movimentação da cadeia produtiva através de contratações de serviços especializados, logística, construção civil e etc. “É importante destacar, os efeitos colaterais diretos e indiretos oriundos deste desenvolvimento, a começar pela diferença cambial que possibilitou a recuperação de algumas empresas, além da geração de empregos e renda, fatores preponderantes para a sustentabilidade dos 12 municípios do COMMINES, razão pela qual compareceram muitas autoridades entre prefeitos e vereadores de municípios do entorno de Barra de São Francisco”, explica o Diretor Executivo da ANPO, Mário Imbroisi.
Da reunião formal do Conselho, foi posto em pauta o projeto do Boletim Informativo da ABIROCHAS, além das discussões e posicionamentos sobre o convênio APEX/ABIROCHAS, a nova sede da entidade recentemente adquirida em Brasília, o novo perfil de relacionamento da ABIROCHAS com a Marmomacc Latin America, as abordagens sobre mercado interno, a parceria com o MIA e a ascensão da terceira onda exportadora.
Sobre os comunicados da Presidência, que abriram a reunião, destacou-se a elaboração do Dossiê Brasil, lançado durante a Feira de Verona pelo próprio Presidente Reinaldo e de autoria do Dr. Carlo Montani. Já foram discriminados cerca de 300 destinatários, boa parte dos quais também passará a receber as edições do novo Boletim Informativo.
Os membros do Conselho da Abirochas tiveram uma impressão muito positiva em relação as atividades e realizações da ANPO em sua área de atuação (norte e Noroeste), destacando-se o aterro de resíduos da serragem de chapas para empresas filiadas e não filiadas à entidade. Visitaram ainda as frentes de lavra de algumas mineradoras destacando-se a IGM – Granito Branco Dallas e as industrias de beneficiamento Thor Granitos e a Internacional Granitos e Marmores, testemunhando-se o avanço tecnológico, a intensidade e atualidade dessas atividades na região.
O evento de congraçamento, também organizado pela ANPO e realizado na noite do dia 20, no restaurante fazenda Paraiso, reuniu a convite da Diretoria da ANPO, representantes e dirigentes da ABIROCHAS, SINDIROCHAS e CENTROROCHAS, além de autoridades municipais de Barra de São Francisco e empresários, permitindo estreitamento de relações institucionais. Também deve ser ainda mencionado o grande empenho do diretor executivo da ANPO, Mário Imbroisi, na programação e execução das atividades desenvolvidas, bem como do carinho com que foram recepcionados na noite do dia 19 pelo casal Sônia e Sávio Otaviani (Presidente da ANPO) em sua residência.

























































