Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS


ANPO, IFES, SEBRAE E ABIROCHAS BUSCAM MELHORAMENTOS PARA O SETOR DE ROCHAS

Publicado em 24/07/2015



















Com o objetivo  de prospectar melhorias e soluções para o setor de Rochas Ornamentais, a ANPO (Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais), o IFES (Instituto Federal do Espírito Santo, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresa) e a ABIROCHAS (Associação Brasileira das Indústrias de Rochas), realizaram em conjunto nos dias 16 e17 de Julho um Workshop com o tema “Projetos de Desenvolvimento do Setor de Rochas Ornamentais no Noroeste do ES”.


Visando identificar os gargalos que o setor apresenta, cada parceiro acima apresentou propostas pautadas nos programas que cada instituição identifica como forma de criar interação dos objetivos comuns e assim poder apresentar um plano máster de trabalho, nesse processo a ANPO será o canal de viabilização dos interesses da classe patronal mineradora / industrial.


 Numa uma visão de futuro, queremos identificar de que maneira podemos  avançar nas demandas do setor, o SEBRAE contempla as micro e pequenas empresas através do projeto de encadeamento produtivo, para que possam crescer com qualidade e capacitação, já o IFES na concepção do Imbroisi  se credibiliza como o instituto com grande capacidade de gerar processos de qualificação para o setor através de seus cursos, capacitando gestores e preparando mão de obra qualificada,  na oportunidade o Diretor do IFES Campus B. S. Francisco, Sr. Jean Rubyo de Oliveira Lopes informou aos presentes que serão introduzidos  05 (cinco) cursos voltados para o setor, sendo: 1-Gestão Inovadora da Qualidade; 2-Obtenção de Títulos de Propriedade Intelectual;3- Programas de Estágios; 4- Programa de Qualificação e Capacitação para Atuar na Manutenção de Máquinas e Equipamentos de Padrão Internacional e por fim a Criação do Centro de Treinamento (Pedreira/Escola) com a parceria da FINDES (Federação das Industrias do ES) envolvendo também os Campus de Barra de São Francisco, Nova Venécia, Linhares e Aracruz, conclui Jean que a médio e longo prazo os resultados altamente positivos para o setor de rochas, em particular nas regiões Norte e Noroeste do ES.

Visita às Futuras Instalações do IFES

Visita às Futuras Instalações do Campus IFES/B.S. Francisco.


Na ocasião o Sr. Domingo Sávio Otaviani exercendo suas atribuições de Presidente da ANPO e Vice Presidente de Mineração da ABIROCHAS, pontuou as peculiaridades do setor, os problemas por ele enfrentado, a situação atual de mercado e a questão das tensões nas rochas (estudos científicos que permitiram aumentar o índice de aproveitamento das jazidas), este tema vem sendo tratado com grande atenção e interesse pelos parceiros da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e pela Fundação GORCEIX.

Visita ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR/ANPO).


Já o Coordenador do SEBRAE Nacional Sr. Renato Perlingeiro Salles Junior pontuou de forma ampla e contundente em sua fala, que ele e toda a equipe técnica do SEBRAE/ES ali composta por  Wagner Souza de Santana (Analista Técnico Un. Atendimento Colatina), Eduardo Rodrigo Donatelli Simões (Gerente da Un. De Atendimento a Ind.), Anselmo Buss Junior (Consultor Ident.Geográfica/SEBRAE), puderam constatar a grandeza, os investimentos e a modernidade do parque industrial da região, principalmente no que se refere a  capacidade produtiva e tecnológica.  Concluiu Renato que sua vinda a B.S. Francisco a convite da ANPO, que na oportunidade preparou um roteiro de visitas incluindo, visita a indústrias de beneficiamento ( Thorgran, IGM e Fortuna), jazidas / pedreiras de materiais típicos da região ( Branco Dallas, Amarelo Ornamental, Ouro Brasil e Santa Cecília) e ao CTR/ANPO (Centro de Tratamento de Resíduos), identificando uma linha de atuação específica não só para o enquadramento do Projeto de Encadeamento Produtivo, mas também a aplicação imediata do projeto  de Identificação Geográfica,  que em muito irá contribuir para a identificação e formatação do marketing dos granitos da região Noroeste.

   

Visita à Industria de Beneficiamento Thorgran

Visita à Industria de Beneficiamento IGM (Internacional Mármores e Granitos).



Visita à Jazida de Branco Dallas - IGM


E por fim Imbroisi afirmou, “estamos certos de que as parcerias até aqui formadas são de altíssimo poder, cientifico, produtivo e de expertise no setor de rochas ornamentais, concluindo que em breve essas parcerias constituídas sobre tudo por entidades serias e competentes  e de outras que possam se agregar durante a implantação desse plano master”.

  

Na ocasião a ANPO homenageou as autoridades com o titulo honorifico “Amigo da Mineração”, os mesmos foram entregues pelo Presidente da ANPO Sr. Domingo Sávio Otaviani.

Sr. Domingo Sávio e Sr. Renato Perlingeiro. 

Sr. Domingo Sávio e Sr. Eduardo Donatelli

Sr. Domingo Sávio e Srª. Fernanda Chaves.

Sr. Domingo Sávio e Sr. Wagner Souza.

Sr. Domingo Sávio e Sr. Angelo Fiorio.


ANPO, IFES, SEBRAE E ABIROCHAS BUSCAM MELHORAMENTOS PARA O SETOR DE ROCHAS

Compartilhe:

 

 

Visitas: 377



Entre em contato

Site seguro

https://www.anpo.com.br/ https://www.anpo.com.br/