Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS


ANPO E FUNDAÇÃO GORCEIX ASSINAM CONVÊNIO PARA PROJETO DE ESTUDO DE MELHORAMENTOS NO SETOR DE MINERAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS

Publicado em 23/03/2016


 

O município de Barra de São Francisco recebeu importantes autoridades de entidades de nível Estadual e Nacional,  nesta quarta-feira 16 de março, onde durante uma cerimônia  foram assinados (Protocolos de Intenções), entre a ANPO (Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais - ES) e  importantes entidades como, SEBRAE, IFES, OAB-ES, FUNDAÇÃO GORCEIX e ABIROCHAS.


A celebração destes Convênios são de estrema importância para o desenvolvimento do setor em Barra de São Francisco, que é  intitulada a Capital do Granito, sendo o maior município produtor neste segmento da economia, que tem contribuído muito para o crescimento e desenvolvimento da região noroeste do Espírito Santo”



Convênio entre a ANPO e Fundação GORCEIX

Assinatura de Protocolos O Convênio firmado entre a ANPO e Fundação GORCEIX é um projeto de estudo para melhoramentos no setor de Mineração de Rochas Ornamentais, isso é claro levando-se em consideração as peculiaridades do setor, as grandes variedades de produtos e o alcance das aplicações que o Brasil tem dado aos produtos oriundos desta atividade. Partindo desses princípios, tornou-se notória a demanda por melhores materiais (granitos), o que leva os mineradores há uma necessidade de melhorar o aproveitamento extrativo, resultando assim em materiais com melhor qualidade e menos desperdício na produção.

  Com base nessas informações a Engenheira/Geóloga Drª. Tânia Maria Evangelista sugeriu  um estudo aprofundado no que se refere a Tensão nas Rochas, fazendo todo o procedimento em etapas coesas com seqüência cronológicas, seleção de empresas, diagnóstico dos problemas, meio ambiente, segurança de trabalho e até mesmo o manuseio de máquinas e equipamentos,  posterior a essa  fase partir-se-á para a fase de execução, ressaltando que todas as etapas serão realizadas in loco (pedreiras), e a Fundação GORCEIX por meio de seus profissionais altamente qualificados participará de todas as fases em conjunto com a CRENAQUE Consultoria.

Na ocasião o Diretor do Departamento de Pesquisas em Engenharia Ambiental e Educação Continuada da Fundação GORCEIX Dr. Fernando Gabriel da Silva Araújo, ressaltou a grande referencia das rochas brasileiras em todos os mercados e nossa capacidade produtiva, porém frisou um problema enfrentado pelo setor que é a tensão nas rochas, o que gera uma queda significava no índice de aproveitamento.

  O Diretor Executivo da ANPO Mario Imbroisi, explanou aos presentes a importância das entidades que representam o setor de rochas ornamentais, sendo a ABIROCHAS entidade mor nacional, a ANPO a entidade representativa dos produtores da região Noroeste do Espírito Santo e o COMMINES  um  consórcio entre 12 municípios mineradores da região Noroeste, Imbroisi explicou ainda que  o setor evoluiu da onda de extração para a onda de beneficiamento de chapas e por fim esta  entrando na onda dos produtos acabados, o que conseqüentemente agrega valores aos nossos produtos, e  ainda deu total relevância ao domínio da região Noroeste na exclusividade dos materiais amarelos.

  O Professor Wilson Trigueiros questionou Imbroisi com relação aos municípios do Sul do Espírito Santo deter o domínio no segmento indústria de beneficiamento, Imbroisi foi contundente em dizer que hoje 30% das grandes indústrias de beneficiamento estão alocadas na região Norte, isso se deu principalmente para gerar a facilitação da logística e redução de custos.

  O Diretor do Departamento de Pesquisas em Engenharia Ambiental e Educação Continuada da Fundação GORCEIX Dr. Fernando Gabriel da Silva Araújo, ainda aproveitou a oportunidade para explanar sobre a Fundação que é uma entidade jurídica  de direitos privados e sem fins lucrativos e disse ainda “somos o maior provedor de treinamento de pessoal corporativo para a mineração e metalurgia do país” e a GORCEIX em uma das suas diretrizes apóia a UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto no gerenciamento de projetos. E ressaltou que colocaram ao dispor profissionais altamente qualificados para a realização deste projeto de pesquisa que envolverá a ANPO e suas empresas associadas, e o Professor Wilson Trigueiros fará a coordenação e direcionamento deste juntamente com a Drª. Tânia Maria Evangelista.


 



ANPO E FUNDAÇÃO GORCEIX ASSINAM CONVÊNIO PARA PROJETO DE ESTUDO DE MELHORAMENTOS NO SETOR DE MINERAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS

Compartilhe:

 

 

Visitas: 292



Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/