Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS

  • COLABORADORES


ABIROCHAS E ANPO promovem , após a feira de Verona na Itália, jornada de trabalho com as universidades de Carrara, Siena e Cagliari

Publicado em 27/10/2016

Nos dias 04, 05 e 07 de outubro, a Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais (ANPO) revitaliza os convênios firmados desde 2008 com instituições italianas de pesquisa, desta vez em parceria com a ABIROCHAS (Associação Brasileira da Industrias de Rochas Ornamentais), para abordagem dos seguintes temas pertinentes ao setor de rochas ornamentais:

§  Problemas de instabilidade estrutural em frentes de lavra de maciços rochosos (Projeto Anpo);

§  Radioatividade em materiais rochosos naturais;

§  Avaliação de ciclo de vida de rochas ornamentais;

§  Sistemas cartográficos georreferenciados para atividades de uso e ocupação do solo, voltados para lavra de rochas ornamentais.

 

A primeira reunião que se realizou  no dia 04/10/2016 as 10:00 horas no IMM Carrara, onde estiveram presentes a representante do IMM Dra. Manuela Gussoni, Dr Marco Antônio Mazzoni representante da Universidade de Siena, Dr. Cid Chiodi Filho, geólogo consultor da Abirochas, o Dr. Mário Imbroisi diretor executivo da Anpo, Dra. Tânia Maria Evangelista, geóloga parceira da ANPO, a estudante de Eng de Minas Jessica Mathielo (bolsista do CETEM, premiada pela ABIROCHAS) e a Sra. Vitoria Imbroisi.

Uma vez expostos os temas, os representantes do IMM de Carrara se colocaram interessados em parcerias tecnológicas entre as instituições brasileiras e as italianas, situando-se nesse processo como possível vetor de interligação dessas instituições.

A segunda reunião, realizada no dia 05/10, às 09:00 horas, no Laboratório de Radioisótopos da Universidade de Siena, com o Prof. Luigi Carmignani, o Dr. Cid Chiodi Filho, geólogo consultor da Abirochas, o Dr. Mário Imbroisi diretor executivo da Anpo, Dra. Tânia Maria Evangelista, geóloga parceira da Anpo e a Sra. Vitoria Imbroisi.

Foram realizadas ainda uma visita técnica as lavras de mármore e ao museu do mármore.

Na vista a distrito minerário de mármore foram abordados diversos assuntos, desde método de extração, disposição e reaproveitamento de rejeitos, sistema de drenagem da província mineraria a licenciamento ambiental.


 


 

Na visita ao museu do mármore foi possível ter acesso aos diversos tipos de mármores que são explorados no mundo, sendo expostos por países, proporcionando aos visitantes um verdadeiro mergulho a diversidade de mármores em todo o mundo.

 


 

Foi realizada ainda dia 04/10 as 14:00 horas uma reunião com o prefeito de Carrara, o Sr. Angelo Zubanni, com quem a Anpo mantém um protocolo de intensão de parcerias nas áreas: social, ambiental, cultural e econômico. Assim, foram abordados principalmente os problemas relacionados a instabilidade estrutural em frentes de extrações em lavras ornamentais, onde estiveram presentes o Sr. Prefeito Angelo Zubanni , o Dr. Cid Chio di Filho, geólogo consultor da Abirochas, o Dr. Mário Imbroisi diretor executivo da Anpo, Dra. Tânia Maria Evangelista, geóloga parceira da ANPO, a estudante de Eng de Minas Jessica Mathielo (bolsista do CETEM, premiada pela ABIROCHAS) e a Sra. Vitoria Imbroisi.

 


 

 


O Sr. Angelo Zubanni, nos presenteou com o prato de mármore, símbolo do município.

 


Prefeitura de Carrara

 

Por sugestão do Sr. Angelo Zubanni, foi solicitado aos geólogos da prefeitura de Carrara, que nos acompanhassem numa visita as minas subterrâneas de mármore, também situadas no distrito minerário de Carrara, dando-nos a oportunidade de discutirmos o assunto, não só com os geólogos da prefeitura como também com os encarregados pelas lavras.

 





No dia 06/10, às 09:00 horas, foi realizada outra reunião no Laboratório de Radioisótopos da Universidade de Siena, com o Prof. Luigi Carmignani, Prof. Paolo Conti, o Dr. Cid Chiodi Filho, geólogo consultor da Abirochas, o Dr. Mário Imbroisi diretor executivo da Anpo, Dra. Tânia Maria Evangelista, geóloga parceira da ANPO e a Sra. Vitoria Imbroisi. Esta teve o mesmo objetivo que as anteriores, ou seja, buscar discussões sobre os temas proposto com os pesquisadores de Siena.

O Prof. Luigi Carmignani mostrou-se muito interessado em coordenar iniciativas de pesquisas nesse sentindo, colocando-se a disposição para futuras parcerias, inclusive com intercambio de alunos através de uma parceria já firmada com a ANPO.

No tema sobre   radioatividade em materiais rochosos naturais informou já haver tecnologia de ponta para tais medições que já são realizadas pela universidade.



 


 

No dia 07/10, as 10:00horas, foi realizada uma reunião na Universidade de Cagliari, sendo tratados os mesmos temas citados, onde estiveram presentes o Prof. Nicola careddu, Prof. Sian paolo Siotto, Dr. Cid Chiodi Filho, geólogo consultor da Abirochas, o Dr. Mário Imbroisi diretor executivo da Anpo, Dra. Tânia Maria Evangelista, geóloga parceira da ANPO e a Sra. Vitoria Imbroisi.

O resultado dessa visita foi como as demais, com demonstração de ambas as partes de interesse de parcerias. O projeto de avaliações de instabilidade estrutural em lavras ornamentais foi o mais amplamente discutido. Foram comentadas as alturas das bancadas (as vezes chegando a 90 m) que são aplicadas no Brasil, sendo este  procedimento de acordo com os presentes.

Citou-se  ausência de pesquisa sobre o assunto e a necessidade de sua realização, sendo este um ponto de possível parceria entre as instituições.


 

ABIROCHAS E ANPO promovem , após a feira de Verona na Itália, jornada de trabalho com as universidades de Carrara, Siena e Cagliari

Compartilhe:

 

 

Visitas: 756

Fonte: ABIROCHAS E ANPO promovem , após a feira de Verona na Itália, jornada de trabalho com as universidades de Carrara, Siena e Cagliari

Autor:

Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/