Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS

  • COLABORADORES


COMITÊ GESTOR FORMADO POR ENTIDADES, REALIZAM MAIS UMA OFICINA DE TRABALHO PARA IMPLANTAÇÃO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO GRANITO DO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO

Publicado em 23/04/2018

Foi realizado nesta sexta-feira 20 de abril, mais uma oficina de trabalho, para a construção do diagnóstico e avaliação do potencial de Indicação Geográfica (IG) do Granito do Norte do Espírito Santo, promovida pelo Instituto Inovates,  com a participação de representantes  como ANPO (Associação Noroeste de Produtores de Pedras  Ornamentais -ES), associação responsável pela coordenação do projeto, SEBRAE/ES (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), IFES-Campus Barra de São Francisco, Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco e Câmara Municipal de Barra de São Francisco

 

A reunião de trabalho do comitê gestor foi realizada no auditório da CDL-Barra de São Francisco, onde alguns importantes temas para a construção da IG do Granito foram debatidos, como gestão e adequação da entidade coordenadora ANPO, delimitação da área Geográfica, construção do regulamento de uso, elaboração do dossiê histórico e cultural da IG e criação do selo distintivo da IG

 

O diretor executivo da ANPO Dr. Mario Imbroisi disse que este é mais um passo importante para o desenvolvimento do setor com vários desdobramentos desde a consolidação dos nossos granitos no mercado internacional. Hoje recebemos o sinal positivo para que estes materiais, uma vez obtendo a IG ( Identificação Geográfica),  na certificação de origem, possam entrar em outros países, principalmente  no mercado Árabe como na Arábia Saudita, Emirados Árabes, entre outros países. Com uma forte marca identificada e reconhecida, criando assim facilidades na competitividade neste setor com países que também comercializam estes produtos como a Índia, Turquia, Irã e China l, agregando valores na precificação diferenciada, além de fortalecer o marketing desses materiais, projetando também a região Noroeste, e seus 21 municípios mineradores que serão reconhecidos e identificados geograficamente. Disse Mario Imbroisi.

 

O Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. Em sua região noroeste são encontrados materiais não encontrados em nenhum outro lugar do mundo,  Na região Noroeste estão concentradas as maiores jazidas de granitos da América latina, ao todo são 21 municípios produtores, quem respondem  por praticamente metade da produção e exportações do País.

 As indicações geográficas são conhecidas há muito tempo em países com grande tradição na produção de vinhos e produtos alimentícios, como França, Portugal e Itália.

No Brasil, o termo indicações geográficas foi introduzido por ocasião da promulgação da Lei da Propriedade Industrial 9.279 de 14 de maio de 1996 – LPI/96.

A LPI/96 considera indicação geográfica a indicação de procedência e a denominação de origem, dando ao INPI a competência para estabelecer as condições de registro das indicações geográficas no Brasil.

A indicação de procedência refere-se ao nome do local que se tornou conhecido por produzir, extrair ou fabricar determinado produto ou prestar determinado serviço.

A denominação de origem refere-se ao nome do local, que passou a designar produtos ou serviços, cujas qualidades ou características podem ser atribuídas  a sua origem geográfica.

Para evitar a utilização indevida de uma indicação geográfica para determinado produto ou serviço, o registro no INPI surge como fator decisivo para garantir a proteção do nome geográfico e desta forma obter uma diferenciação do produto ou serviço no mercado.

Isso porque o registro de IG permite delimitar a área geográfica, restringindo o uso da IG aos produtores e prestadores de serviços da região (em geral, organizados em entidades representativas) e onde, mantendo os padrões locais, impede que outras pessoas utilizem o nome da região em produtos ou serviços  indevidamente. A legislação atual não prevê prazo de validade para o registro da IG. Com isso, o interesse por esse sinal distintivo é cada vez maior.


 

Diversos países reconhecem IG

União Europeia, Brasil, Índia, China, Rússia, América Central, etc.

1995 – 30 países reconheciam IG

2013 – mais de 160 países reconhecem IG


 


COMITÊ GESTOR FORMADO POR ENTIDADES, REALIZAM MAIS UMA OFICINA DE TRABALHO PARA IMPLANTAÇÃO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO GRANITO DO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO

Compartilhe:

 

 

Visitas: 639

Fonte: Comitê Gestor formado por entidades realizam mais uma oficina de trabalho para implantação da Indicação Geográfica do Granito do Noroeste do Espirito Santo

Autor:

Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/