Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS


Expositores mostram tijolo ecológico e até arte com resíduos da produção

Publicado em 11/08/2011

A preocupação com a preservação do meio-ambiente tem sido freqüente entre os empresários do setor de rochas. A produção não pode parar, mas o que fazer com os resíduos gerados por ela?

Uma das alternativas para aproveitar os rejeitos, gerados pelo beneficiamento do mármore e granito, chama a atenção dos visitantes e dos próprios expositores nesta edição do Cachoeiro Stone Fair. Uma solução simples encontrada por um empresário do ramo da construção civil: transformar lama abrasiva em tijolos.


Isso mesmo. Irineu Machado, proprietário da carioca Eco Habitat, em parceria com Sérgio Tirello, começou a produzir manualmente os tijolos estruturais ecológicos, que levam cerca de 80% de lama abrasiva.


Segundo Irineu, a utilização desse material diminui em até 50% o preço final da obra, pois não são necessárias colunas, vigas, ferragens e madeira.


Por ser de fácil manuseio, também reduz em 75% o tempo de execução da obra. “Nós temos que buscar meios que agridam menos o ambiente. A boa vontade de fazer tem ficado só nos projetos”, observou.


Outra iniciativa que encantou o público da Feira do Mármore e Granito foi produzida pela RR Granitos. A empresa utiliza os cacos e cascalhos de rochas para produzir belas peças artesanais, como relógios e aparelhos de jantar.


De acordo com a empresária Fernanda Freitas da Rosa, todo material utilizado na confecção dos produtos foi buscado no lixo. “Nós pegamos o que era lixo e transformamos em arte”, afirmou.


Oficinas técnicas


Uma novidade para esta edição da Feira do Mármore e Granito, em Cachoeiro, foram as oficinas técnicas, que estão dando oportunidade aos interessados em buscar qualificação.


As palestras são ministradas pelos próprios empresários do setor, que compartilham com os demais as suas experiências e conhecimentos.


São abordados temas relacionados à produção. Fabricantes de equipamentos, resinas e outros tipos de insumo utilizados pela indústria de rochas ornamentais apresentam seus produtos, mostrando as novas tecnologias e alternativas do mercado.


Expositores mostram tijolo ecológico e até arte com resíduos da produção

Compartilhe:

 

 

Visitas: 351



Entre em contato

Site seguro

https://www.anpo.com.br/ https://www.anpo.com.br/