Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS

  • COLABORADORES


Durante solenidade ANPO assina convênio de implantação e registro da IG do Granito do Noroeste Capixaba

Publicado em 30/07/2018


Em solenidade realizada na nova sede do Sebrae em Vitoria-ES, foram apresentadas as IG's  do Espirito Santo já reconhecidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Durante a cerimonia  também foram assinados novos convênios de implantação e registro de IGs, entre elas a Indicação Geográfica de Denominação de Origem do Granito do Noroeste Capixaba.

  

    O convênio para a construção do diagnóstico e avaliação do potencial de Indicação Geográfica (IG) do Granito do Noroeste do Espírito Santo, foi assinado pelo diretor Executivo da ANPO Senhor Mario Imbroisi que informou que o projeto de reconhecimento Internacional das Rochas Capixabas inicio no ano de 2015, Projeto que esta sendo executado pelo Instituto Inovates, com a coordenação da ANPO (Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais -ES), associação responsável por coordenar do projeto, SEBRAE/ES (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Ifes-Instituto Federal do Espírito Santo,Campus Barra de São Francisco, Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco e Câmara Municipal de Barra de São Francisco. Além destas entidades, este projeto também conta com o apoio:


ALES-Assembleia Legislativa do ES, SEDES- Secretaria de

Estado e Desenvolvimento, ONG- Sentinela Francisquense, CDL-Barra de São Francisco, Sindirochas (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo), Findes (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo)

 Participaram da cerimônia  representando o Comitê Gestor de Granito do Noroeste, diretor Executivo da ANPO Mario Imbroisi, Diretor do Ifes-Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Barra de São Francisco Alexandre Gadioli, Junior Borém secretario de Industria e Desenvolvimento Econômico, diretores do Conselho da  ANPO os empresários Eloisio Sabadini, Rodrigo Domacir e Giucélio Queiroz,   Katiene Luz coordenadora do comitê, CTR-ANPO Adriana Herzog e Coordenador do comitê e de Comunicação da ANPO, Ricardo Madureira.

O evento foi realizado pelo SEBRAE-ES, com a participação do Superintendente José Eugênio Vieira, e o Diretor Benildo Denadai e Diretor Ruy Dias de Souza, do Gerente Eduardo Simões, com destaque também para as palestrantes: Beatriz de Assis Junqueira com o tema Fórum Origem Capixaba Andreza Nagipe com o tema O Cenário das Indicações Geográficas no Brasil–Oportunidades e Desafios: Raquel de Minas Branding para Indicação Geográfica – Daniel Guimarães.

 A Rota do Mármore e do Granito atrai turistas e compradores internacionais para o Estado. Segundo a Lei Nº 9.928, publicada no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo em 19/11/2012, foi conferido à Barra de São Francisco o título de Capital Estadual do Granito.
O Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. Em sua região noroeste são encontrados materiais unicos no mundo (Amarelos, verdes e pretos).Também no noroeste capixaba, estão concentradas as maiores jazidas de granitos da América Latina, ao todo são 21 municípios produtores, que respondem por mais de 50% da produção e exportações de Rochas do Brasil. As Indicações Geográficas são conhecidas há muito tempo em países com grande tradição na produção de vinhos e produtos alimentícios, como França, Portugal e Itália. No Brasil, o termo indicações geográficas foi introduzido por ocasião da

promulgação da Lei da Propriedade Industrial 9.279 de 14 de maio de 1996 –LPI/96.


Durante solenidade ANPO assina convênio de implantação e registro da IG do Granito do Noroeste Capixaba

Compartilhe:

 

 

Visitas: 791

Fonte: Durante solenidade ANPO assina convênio de implantação e registro da IG do Granito do Noroeste Capixaba

Autor:

Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/