Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS


DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE ROCHAS FORAM APRESENTADOS

Publicado em 09/08/2018



Barra de São Francisco – Nesta noite de quarta-feira dia 08, na Câmara Municipal, aconteceu uma audiência pública para apresentação de projetos para o setor de granito do Noroeste.
O diretor Executivo da ANPO, Doutor Mario Imbroisi comandou a apresentação dos projetos, entre os apresentados durante a cerimônia, os destaques foram para a IG- Granito (Indicação Geográfica do Granito do Noroeste), projeto Escola Oficina de Artesanato de Rochas Ornamentais, Projeto Stone House (Casa das Pedras) e instalação de um Comissão Especial Regional de Apoio ao Setor de Rochas Ornamentais formada pelas Câmaras Municipais dos 12 Municípios Mineradores.

Presentes ao acontecimento, várias autoridades entre elas prefeitos do Noroeste, vereadores, empresários, alunos do IFES campus Barra de São Francisco e convidados. O Prefeito de Barra de São Francisco Alencar Marim, juntamente com o presidente da ANPO e do Conselho Nacional da ABIROCHAS Domingo Savio Otaviani, deram as boas vindas aos convidados e autoridades, entre elas destacamos a presença do Prefeito de Ecoporanga Elias Dal Col, Prefeito de Agua Doce do Norte Paulo Marcio, Prefeito de Vila Pavão Irineu Wutke, Prefeito de Alto Rio Novo Luiz Américo Borel,Vice-Prefeito de Barra de São Francisco Denilson Ferreira, Vereadora de Barra de São Francisco Zirene Surdine, Vereador de Barra de São Francisco Wilson Mulinha, Vereador José Valdecir, Comandante do 11º Batalhão TEN CEL Luciano Silva Suave, Eduardo Simões- Gerente de Unidade de Atendimento Setorial e Indústria do Espirito Santo-SEBRAE, :Alexandre Gadioli diretor do Ifes-Campus Barra de São Francisco, Anselmo Buss Junior: Diretor do Inovates (Instituto de Inovação e Tecnologias Sustentáveis),Chico Ribeiro: Consultor Inovates e Diretor Balaio Designer entre outras autoridades.


GRANITO DO NOROESTE VAI GANHAR RECONHECIMENTO INTERNACIONAL COM A IMPLANTAÇÃO DA (IG) INDICAÇÃO GEOGRÁFICA


Entre os projetos apresentados a IG-Indicação Geográfica dos Granitos Capixabas, obteve destaque com a apresentação do distintivo que identifica e especifica a origem dos Granitos do Noroeste. O projeto IG-Indicação Geográfica é reconhecido no Brasil, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). A estratégia é trabalhar um símbolo forte, com uma solução estética comum ao setor, para facilitar a assimilação e potencializar o reconhecimento, tanto do mercado Internacional, quanto do público interno.

A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. No Brasil, ela tem duas modalidades: Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP).

O projeto da IG-Granito do Noroeste estar sendo desenvolvido pelo SEBRAE-ES – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, através do INOVATES – Instituto de Inovação e Tecnologias Sustentáveis, que tem como coordenadora do projeto a Associação ANPO (Associação Noroeste de Produtores de Rochas Ornamentais, com apoio de outras entidades como Prefeitura e Câmara municipal de Barra de São Francisco - IFES – Campus Barra de São Francisco, CDL-Barra de São Francisco, – ONG – Sentinela Francisquense, Sindirochas ( Sindicato da Industria de Rochas Ornamentais Cal e Calcários do Espirito Santo) e Findes ( Federação das Indústrias do Estado do Espirito Santo)


BARRA DE SÃO FRANCISCO VAI GANHAR PROJETO OFICINA ESCOLA DE ARTESANATO DE MÁRMORE E GRANITO


Outro projeto apresentado durante a Audiência Publica é o Projeto Oficina Escola de Artesanato de Mármore e Granito que deverá assistir meninos em situação de vulnerabilidade social através do programa Jovem Aprendiz, que aprenderão dentro de uma oficina escola a confecção dos mais diversos tipos de artesanatos feitos com os rejeitos do mármore e granito. Para participar do projeto as crianças tem de ter bom comportamento social na sociedade, e boas notas na escola. Hoje um projeto modelo de Oficina Escola de Artesanato de Mármore e Granito funciona no município de Venda Nova do Imigrante. Onde são atendidos 30 jovens em dois turnos. Na venda do artesanato feita pelas crianças 80% do lucro fica para quem fabrica a peça de artesanato e 20% para a manutenção e despesas da oficina.


REGIÃO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO


As maiores reservas de granito do país estão localizadas ao noroeste do estado, com uma enorme variedade de cores e texturas. E embora nossa região noroeste possua a maior reserva de granito do mundo, ainda não se convencionou um sistema de controle de qualidade a fim de padronizar o processo de produção, processamento e beneficiamento.

A Rota do Granito atrai turistas e compradores internacionais para o Estado. Segundo a Lei Nº 9.928, publicada no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo em 19/11/2012, foi conferido à Barra de São Francisco o título de Capital Estadual do Granito.

DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE ROCHAS FORAM APRESENTADOS

Compartilhe:

 

 

Visitas: 371

Fonte: PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE ROCHAS FORAM APRESENTADOS DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA

Entre em contato

Site seguro

https://www.anpo.com.br/ https://www.anpo.com.br/