Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS

  • COLABORADORES


QUER ENTENDER MAIS SOBRE OS QUARTZITOS? UM MERGULHO PROFUNDO NAS PROPRIEDADES DO QUARTZITO

Publicado em 14/09/2018

Fonte: http://usenaturalstone.org


Quartzito pode ser apenas a pedra natural mais quente no momento. Se o quartzito estivesse no Instagram, ele teria milhares de seguidores, e como qualquer outra sensação de celebridade, as pessoas se perguntariam em voz baixa: “Isso pode ser real?” “Parece bom demais para ser verdade.” Ou, “eu sou Não tenho certeza se posso confiar. ”

Com sua aparência de mármore e dureza de granito, às vezes o quartzito parece bom demais para ser verdade. E por causa da má rotulação generalizada, às vezes não é verdade. Uma das desvantagens da popularidade do quartzito é a tendência de colocar um rótulo de quartzito em pedras que na verdade não são quartzito. Assim, o ônus recai sobre os comerciantes locais, fabricantes e consumidores para tentar descobrir se um determinado quartzito é o negócio real ou se é um dos muitos impostores.

No geral, isso não é uma coisa terrível. Quartzito está empurrando as pessoas para olhar além da estética e usar as propriedades de uma pedra para determinar o que é e como devemos usá-lo. As aparências enganam (e atraem!), Mas os traços inerentes de uma pedra são algo em que podemos confiar, sempre.

Caso em questão, a confusão mais comum em torno do quartzito é que o mármore às vezes é incorretamente chamado de quartzito. Felizmente, essa questão é facilmente resolvida com testes de dureza e corrosão. Quartzito é difícil; o mármore é macio. Qualquer um com uma telha de vidro pode facilmente perceber a diferença. Os detalhes estão descritos no The Definitive Guide to Quartzite .

Arenito e quartzito são semelhantes, mas diferentes

Ultimamente tenho visto uma nova ruga: o arenito é rotulado como quartzito. Este é mais complicado de resolver, porque o arenito e o quartzito são feitos do mesmo mineral - quartzo - e possuem propriedades semelhantes. Tanto o arenito como o quartzo têm uma dureza de 7 e arranham facilmente vidro. Nenhum deles será gravado por ácidos comuns.

Então, como você distingue o arenito e o quartzito? E isso importa mesmo?

A linha inferior é, sim, você pode distinguir o quartzito e o arenito examinando suas texturas. E, sim, importa em termos de porosidade. Pedras moderadamente porosas são perfeitamente utilizáveis, mas devem ser seladas em certas aplicações (como bancadas ou pisos) e podem ser mais propensas a manchas. Dada a escolha entre um nome exato ou um rótulo generalizado e semi-verdadeiro, devemos sempre ir com o primeiro. Como sempre, a chave é avaliar qual pedra você tem e quais são suas propriedades antes de se comprometer a usá-la.

Vamos nos aprofundar nos detalhes, vamos?

O continuum de arenito - quartzito

Muito provavelmente você já sabe que o arenito é uma rocha sedimentar. Arenito começa como areia da praia humilde. Eventualmente, a areia é enterrada e comprimida por camadas sobrepostas, e os minerais transportados pelas águas subterrâneas agem como cola que une os grãos de areia em rocha sólida. Tudo isso e muito mais é descrito em nosso artigo sobre arenito .

Quartzito pega onde o arenito sai. É uma rocha metamórfica - que foi assada em uma pedra extra-resistente pelo calor e pressão que só vem do enterro profundo na crosta terrestre. Tais eventos são geralmente provocados por colisões tectônicas, onde os continentes se misturam.

Quartzito não é arenito derretido. É o arenito que é fundido com tanta força que os grãos de areia perdem suas identidades individuais. Os minerais cristalizam juntos em um tecido denso de cristais de quartzo. Quanto mais profunda e mais quente a pedra fica, mais firmemente ela é fundida.

Aqui está o ponto chave: o calor e a pressão que transformam o arenito em quartzito não são uma ocorrência definitiva em preto e branco. É um processo gradual, com diferenças sutis ocorrendo ao longo de todo o espectro. Não há momento exato em que o arenito se torne quartzito. É semelhante à maneira como as cores se misturam de uma tonalidade para outra. Quando a Royal Blue se torna Azul Marinho? É difícil definir exatamente. Como há uma variedade de quartzitos e arenitos, é aconselhável avaliar cada pedra como um indivíduo, em vez de confiar em categorias amplas ou nomes de pedras como a última palavra sobre como uma determinada pedra se comportará.

Cinco tons de cinza: Organizando arenito e quartzito por suas propriedades

Para ajudar a tornar essas “tonalidades de quartzito” mais fáceis de entender, podemos dividir o continuum arenito-quartzito em 5 categorias. Estes variam de arenitos porosos, que são apenas fracamente ligados, até o quartzito cristalino, que ficou tão quente que quase derreteu. Então, há o que chamarei de quartzitos de “pedras mistas”, que estão na fronteira entre o quartzito e outras rochas metamórficas, como o xisto e o gnaisse . Estas pedras contêm alguns quartzitos, juntamente com outros tipos de minerais e rochas. Em geral, os quartzitos mistos de pedra são de cor mais escura que os quartzitos regulares, e possuem redemoinhos e gotas de diferentes tipos de rochas misturados. A tabela abaixo descreve os 5 tipos de arenito e quartzito.

Formas de distinguir arenito e quartzito

 Então, nós estabelecemos que há uma gama de pedras diferentes na família de arenito / quartzito. Como você sabe qual é qual?

Aqui estão três maneiras pelas quais você pode determinar que tipo de arenito ou quartzito você tem. Cada um deles é explicado em detalhes abaixo.

  1. Inspecione a textura - é arenosa e granular? Ou cristalino e vítreo?
  2. Procure por sinais de estratificação cruzada, que é comum em arenito, mas ausente em quartzitos altamente metamorfoseados.
  3. Teste a porosidade colocando a pedra na água e observando se a pedra absorve a água.

Vamos explorar cada um desses métodos de geo-detetive. Ah, e se a sua aluna da oitava série estiver procurando por um novo projeto de feira de ciências, isso seria digno. Quem sabe, talvez isso possa estimular seu filho a buscar a melhor carreira de todos os tempos? (Com isso quero dizer geologia, claro.)

1. Você vê grãos de areia?

A principal diferença entre arenito e quartzito é se a pedra é feita de grãos de areia individuais ou se foi recristalizada até o ponto em que os grãos ficaram firmemente entrelaçados.

Você pode ver a diferença olhando para a pedra. Na maioria dos casos, você precisa de uma lupa de algum tipo. Traga a pedra para uma área bem iluminada. Olhe para a superfície de uma laje, não a borda quebrada. Olhe o mais próximo que puder e tente ver a textura e a estrutura da pedra. Use as fotos abaixo como exemplos.

O arenito é feito de grãos compactos e, em alguns casos, são grãos minúsculos. Mas você ainda pode ver partículas individuais.

Estes são exemplos de "quartzitos intermediários". Os grãos de areia são fundidos, mas alguns grãos ainda são visíveis. Essas pedras estão no meio do espectro de arenito a quartzito.

Este é um quartzito cristalino altamente metamorfoseado. Não tem grãos visíveis, apenas uma superfície vítrea e cristalina.

2. Você vê camas cruzadas?

À medida que a água ou o vento flui através da areia, ela cria um padrão distinto chamado cruzamento de cama . Camas transversais parecem repetidas camadas curvadas. Eles podem ser tão grandes que ocupam toda a laje, ou podem ter apenas alguns centímetros de largura. Às vezes a pedra tem camas cruzadas em todos os lugares e, em outros casos, elas ocorrem em poucos lugares. As camas cruzadas podem ter vários estilos diferentes e demoram um pouco para diferenciá-las das camadas regulares.

Cama Cruz é uma boa notícia / má situação de notícias. A boa notícia é que a cama cruzada é uma oferta fácil que a pedra não é de mármore. Yay! Mas isso também significa que é um arenito ou um quartzito granulado e é provável que tenha uma maior porosidade em comparação com um quartzito cristalino. Quando uma pedra sofre um alto grau de metamorfismo, ela apaga completamente as camas cruzadas.

Bottom line - se a pedra tem camas cruzadas, é importante testar a porosidade porque a pedra não foi submetida a um grau super elevado de metamorfismo.

3. Absorve a água?

Quanto mais comprimida uma pedra tiver durante a sua formação, menor será a sua porosidade. Uma maneira fácil de verificar a porosidade é pegar um pedaço de pedra não selado e deixar uma das pontas ficar na água por cerca de 15 minutos.

Tire as pedras da água e veja se você pode observar a absorção de água na pedra, acima do nível da água em que a pedra estava assentada. Na amostra de Macaubus Branco abaixo, você pode ver claramente que a água é má. na pedra. Isso mostra que a pedra é porosa.

Macaubus Branco

O arenito do Mar Selvagem, surpreendentemente, parece ser menos poroso que o quartzito Macaubus Branco. A umidade só absorveu a linha de água, mas não superior. Isso nos diz que o Mar Selvagem tem um cimento particularmente sólido que mantém os grãos de areia juntos.

Mar selvagem

Neste exemplo (Taj Mahal), a pedra nem parece molhada. Esta pedra tem baixa porosidade. Isso é o que esperamos de um quartzito cristalino, que foi submetido a pressões intensas e altas temperaturas que soldaram todos os grãos minerais juntos em um pedaço sólido.

Taj Mahal

O fato de alguns quartzitos serem porosos não precisa ser um problema. Mas essas pedras precisam ser seladas, o que preencherá os poros da superfície da pedra. Certifique-se de vedar completamente todas as bordas trabalhadas da pedra, não apenas as partes superiores, e selá-lo de vez em quando. Mesmo os melhores seladores podem requerer múltiplas aplicações para total eficácia em pedras porosas. Do lado positivo, os selantes modernos são muito resilientes e devem durar muitos anos sob uso normal.

Resumo

Este foi um olhar detalhado sobre o âmago da questão do quartzito, então se você chegou até aqui, parabéns! Aqui estão alguns pontos para martelar em casa.

  • Diferentes pedras se formam em diferentes zonas da crosta terrestre. A profundidade do enterro e / ou o tipo de cimento mineral determinam quão porosa é uma pedra.
  • Há um gradiente de pedras ao longo de um continuum de arenito, quartzito intermediário, quartzito cristalino. Algumas pedras são uma mistura de quartzito e xisto e / ou gnaisse.

Como sempre, não tome minha palavra para isso. Nomes de pedras são variáveis ​​e as próprias pedras são variáveis. As propriedades lhe dirão muito mais que os nomes. Sempre teste pedras em potencial antes de se comprometer com elas, porque mesmo as pedras da mesma família podem ter características físicas muito diferentes. Aprenda o máximo que puder e deixe que guie sua decisão sobre quais pedras trabalhar. Os arenitos e quartzitos são pedras fabulosas e duráveis ​​com uma gama de cores, padrões e usos potenciais. Quanto melhor os entendemos, mais podemos aproveitá-los.

QUER ENTENDER MAIS SOBRE OS QUARTZITOS? UM MERGULHO PROFUNDO NAS PROPRIEDADES DO QUARTZITO

Compartilhe:

 

 

Visitas: 5925

Fonte: Quer entender mais sobre os quartzitos?Um mergulho profundo nas propriedades do quartzito

Autor:

Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/