Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS

  • COLABORADORES


ASSOCIAÇÕES ANPO E ABIROCHAS PARTICIPAM DA 47º VITORIA STONE FAIR 2019

Publicado em 21/02/2019

Aconteceu de 12 a 15 de fevereiro, a Vitoria Stone Fair, a mais importante feira do setor de rochas ornamentais das Américas, antecipa as principais tendências de pedras naturais e apresenta novas tecnologias e design para o mercado mundial. São 300 expositores nacionais e internacionais, de países como China, Coreia do Sul, Itália, Espanha, Índia, Portugal, Rússia e Bulgária. O evento, que acontece no Pavilhão de Carapina, na Serra, estima receber cerca de 15 mil visitantes.

O diretor Executivo da ANPO Mario Imbroisi acompanhou o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim, juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Júnior Borém, para prestigiarem os stands de grandes empresários da região e puderam vislumbrar as novidades para o setor de rochas ornamentais.

A associação ANPO, que representa os Produtores de Rochas no Noroeste do Espírito Santo, através do seu diretor Executivo Mario Imbroisi disse que de acordo com ranking da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), o Brasil fechou o ano de 2018 como 4º maior exportador mundial de pedras naturais. O Espírito Santo continua sendo disparado o maior exportador de rochas ornamentais do Brasil. Concluiu Mario.

Focada na geração de novos negócios e no desenvolvimento da cadeia produtiva do setor no mercado mundial, a Feira de Vitória investe em ações e projetos que visam conectar compradores, especificadores e profissionais ligados à construção, decoração e mineração com as empresas expositoras. Durante os quatro dias, é possível conferir as pedras naturais desde sua forma bruta ao potencial desses materiais em peças de design.

Uma das ações nesse sentido é a mostra Brazilian Stones Original Design, realizada em parceria com a ABIROCHAS e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil. A exposição, que traz móveis e peças, assinadas por conceituados designers brasileiros, retrata o que há de mais moderno e atual no uso das pedras naturais nos universos da decoração e da arte. Neste ano, o espaço Stone Collection, se une à mostra,apresentando uma seleção exclusiva dos principais lançamentos em pedras e acabamentos para o ano de 2019.

A arquiteta Vivian Coser, curadora dos projetos, explica que a arquitetura, o design e a arte são as melhores formas de agregar valor e apresentar toda a leveza e versatilidade que a pedra pode adquirir, em móveis, obras de arte ou em objetos. “Os cristais de uma rocha nunca se repetem – refletem tempo, clima, harmonia. A natureza forma desenhos exclusivos, revelados fora do solo por uma produção imbatível, que tem se aprimorado, inclusive no sentido de adotar práticas cada vez mais sustentáveis, em respeito ao meio ambiente. Por esses motivos, seu valor ultrapassa em todos os aspectos as pedras sintéticas. Nenhuma fabricação sintética será capaz de substituir o brilho original e a história de uma pedra natural”.



A FEIRA


A feira reuniu 300 expositores e contou com cerca de 15 mil visitantes.

A Vitória Stone Fair é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) e da Milanez e Milaneze. O evento tem participantes de países como China, Coreia do Sul, Itália, Espanha, Índia, Portugal, Rússia e Bulgária.

SETOR DE ROCHA ORNAMENTAL

O Brasil fechou o ano de 2018 como 4º maior exportador mundial de pedras naturais, sendo responsável por 7% da produção mundial do setor de rochas.

O Espírito Santo é líder nas exportações de rochas ornamentais. Em 2018, permaneceu na hegemonia de principal estado exportador brasileiro, respondendo por US$ 791,3 milhões das exportações, o equivalente a 79,37% do total de faturamento do país e cerca de 8% do PIB estadual. Isso é mais do que a soma do todos os outros estados exportadores.

No ranking das 30 maiores empresas exportadoras do setor em todo Brasil, 28 delas são capixabas.

Em 2018, os três principais destinos das rochas brasileiras foram: Estados Unidos, China e Itália, respectivamente.

Apesar da retração registrada nas exportações para o mercado americano, a China aumentou o consumo dos nossos produtos elevando em 33,4% sua importação de 2015 para 2018.

O destaque do Espírito Santo não é apenas no tipo de materiais, mas em toda cadeia produtiva que atua na transformação do produto. O setor gera 25 mil empregos diretos e 100 mil indiretos, e o número de empresas no Estado chega a 1.600.

O setor está presente nos 78 municípios do Espírito Santo e exporta para os 5 continentes. Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor estão no Espírito Santo. 2/3 da produção nacional é destinada ao mercado interno.

São mais de 1.200 variedades de rochas ornamentais encontradas em solo brasileiro e exploradas por 10.000 empresas instaladas por todo o território nacional.

Com informações do Governo do Estado

ASSOCIAÇÕES ANPO E ABIROCHAS PARTICIPAM DA 47º VITORIA STONE FAIR 2019

Compartilhe:

 

 

Visitas: 744

Fonte: ASSOCIAÇÕES ANPO E ABIROCHAS PARTICIPAM DA 47º VITORIA STONE FAIR 2019

Autor:

Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/