Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS

  • COLABORADORES


Engenheira química, com mestrado e doutorado pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e integrante do quadro de servidores do CETEM desde 2002, ela será a segunda mulher a comandar a instituição, em seus 42 anos de atividades.

Publicado em 20/08/2020


O Ministro Marcos Pontes escolheu a Tecnologista Sênior  Silvia Cristina Alves França para dirigir o CETEM pelos próximos quatro anos. A escolha se deu a partir de uma lista tríplice encaminhada por um Comitê de Busca de especialistas, designados pelo Ministro. Este procedimento é adotado há quase 20 anos para a seleção dos diretores das Unidades de Pesquisa do ministério. Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe, possui mestrado e doutorado realizados no PEQ da COPPE/UFRJ.

Silvia França Integra o quadro de servidores do CETEM desde 2002, onde já atuou como chefe do Serviço de Desenvolvimento de Novos Produtos Minerais, Coordenadora de Processos Minerais e membro interno do Conselho Técnico-Científico do Centro. Será comunicada, em breve, a data da posse da nova diretora. Ela sucederá a Fernando Lins, que dirige o Centro, desde 2012, por dois períodos  consecutivos.

Silvia França - nova Diretora do CETEM

Silvia possui experiência em projetos de PD&I na área de processamento mineral, com ênfase em operações de separação sólido-líquido, reologia de polpas e rejeitos minerais, desaguamento, reúso de água industrial e aplicação de novos métodos de disposição de rejeitos da indústria minerometalúrgica, entre outros.

Como experiência internacional, ela realizou intercâmbio nos Estados Unidos e integrou, a convite da Agência Internacional de Energia Atômica/ONU, em Viena-Áustria, grupo de trabalho que debateu questões referentes ao monitoramento da qualidade e usos da água nas atividades de mineração, consolidando documento que trata do assunto. No 8º Fórum Mundial da Água, também proferiu palestra sobre a temática água na mineração.

Atuou no desenvolvimento de 35 produtos tecnológicos, com resultados apresentados em eventos no exterior e no Brasil. É uma das autoras em carta-patente concedida pelo INPI ao CETEM sobre processo de concentração de minério de zinco por flotação reversa.

É uma das editoras dos livros Tratamento de Minérios – 5ª e 6ª edições e Tratamento de Minérios – Práticas Laboratoriais, ambos utilizados como texto-base em cursos de Engenharia de Minas no Brasil, e é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT/CNPq) – Nível 2.

Nota: a primeira mulher a dirigir o CETEM foi a Professora Hedda Vargas (DNPM e UFRJ),  entre 1986 e 1988.

Engenheira química, com mestrado e doutorado pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e integrante do quadro de servidores do CETEM desde 2002, ela será a segunda mulher a comandar a instituição, em seus 42 anos de atividades.

Compartilhe:

 

 

Visitas: 673

Fonte: O Ministro Marcos Pontes escolheu a Tecnologista Sênior Silvia Cristina Alves França para dirigir o CETEM pelos próximos quatro anos. A escolha se deu a partir de uma lista tríplice encaminhada por um Comitê de Busca de especialistas, designados pelo Ministro. Este procedimento é adotado há quase 20 anos para a seleção dos diretores das Unidades de Pesquisa do ministério. Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe, possui mestrado e doutorado realizados no PEQ da COPPE/UFRJ. Silvia França Integra o quadro de servidores do CETEM desde 2002, onde já atuou como chefe do Serviço de Desenvolvimento de Novos Produtos Minerais, Coordenadora de Processos Minerais e membro interno do Conselho Técnico-Científico do Centro. Será comunicada, em breve, a data da posse da nova diretora. Ela sucederá a Fernando Lins, que dirige o Centro, desde 2012, por dois períodos consecutivos. Silvia França - nova Diretora do CETEM Silvia possui experiência em projetos de PD&I na área de processamento mineral, com ênfase em operações de separação sólido-líquido, reologia de polpas e rejeitos minerais, desaguamento, reúso de água industrial e aplicação de novos métodos de disposição de rejeitos da indústria minerometalúrgica, entre outros. Como experiência internacional, ela realizou intercâmbio nos Estados Unidos e integrou, a convite da Agência Internacional de Energia Atômica/ONU, em Viena-Áustria, grupo de trabalho que debateu questões referentes ao monitoramento da qualidade e usos da água nas atividades de mineração, consolidando documento que trata do assunto. No 8º Fórum Mundial da Água, também proferiu palestra sobre a temática água na mineração. Atuou no desenvolvimento de 35 produtos tecnológicos, com resultados apresentados em eventos no exterior e no Brasil. É uma das autoras em carta-patente concedida pelo INPI ao CETEM sobre processo de concentração de minério de zinco por flotação reversa. É uma das editoras dos livros Tratamento de Minérios – 5ª e 6ª edições e Tratamento de Minérios – Práticas Laboratoriais, ambos utilizados como texto-base em cursos de Engenharia de Minas no Brasil, e é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT/CNPq) – Nível 2. Nota: a primeira mulher a dirigir o CETEM foi a Professora Hedda Vargas (DNPM e UFRJ), entre 1986 e 1988.

Autor:

Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/