Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS

  • COLABORADORES


ABIROCHAS DISPONIBILIZA A 2ª EDIÇÃO DO GUIA DE APLICAÇÃO DE ROCHAS EM REVESTIMENTOS – A “NOVA BULA”

Publicado em 21/10/2020


   AABIROCHAS acaba de disponibilizar em seu site abirochas.com.br, o arquivo pdf da 2ª edição, revista, atualizada e ampliada, do Guia de Aplicação de Rochas em Revestimentos. informalmente designado como “Nova Bula”.

No ano de 2009 a ABIROCHAS - Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais publicou o “Guia de Aplicação de Rochas em Revestimentos”, informalmente designado como “Bula de Rochas”. O trabalho foi executado com suporte de recursos financeiros da Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, no âmbito do convênio Apex-Brasil/ABIROCHAS.

   As informações então apresentadas compuseram referência auxiliar para a correta especificação, aplicação e conservação das rochas de revestimento, constituindo material de apoio para marmoristas, especificadores, construtores e consumidores finais. As recomendações expressas, compiladas de normas e trabalhos publicados no Brasil e no exterior, refletiram o conhecimento comum existente à época da publicação.

Foram assim discutidas as condicionantes tecnológicas de maior interesse para adequação dos revestimentos rochosos em diferentes ambientes de aplicação, indicando-se tipos recomendados de argamassa de assentamento e rejuntamento, bem como avaliando-se as possibilidades de utilização de impermeabilizantes, selantes e outro produtos protetores. Destacou-se, além disso, que todas as recomendações e orientações fornecidas demandariam revisões, face à constante atualização de produtos e processos construtivos.

   Atendendo-se a essas diretrizes, foi elaborada uma segunda edição do Guia de Aplicação, mais uma vez apoiada pela Apex-Brasil, onde se procurou avançar tanto nas metodologias de qualificação, seleção e especificação das rochas de revestimento, quanto na indicação das argamassas e produtos protetores disponíveis para compra no mercado brasileiro. Foram ainda revisadas e atualizadas todas as referências normativas anteriormente compiladas (ABNT, ASTM e CEN), incluindo-se um resumo da nova norma de desempenho para edificações habitacionais (ABNT NBR 15575:2013), bem como indicações mais específicas sobre patologias em revestimentos e noções gerais sobre a cadeia produtiva do setor de rochas.

   Manteve-se o esforço de melhoria de comunicação com todo o público-alvo, através de um texto compreensível para não especialistas e consumidores finais, mas também adequado para profissionais do setor de rochas, educadores, estudantes universitários, formadores de opinião e especificadores. Reitera-se que a divulgação desse novo trabalho, revisto, atualizado e ampliado, constitui fator de segurança tanto para os agentes da estrutura de oferta de rochas e seus produtos comerciais, quanto dos integrantes da estrutura de demanda, pela efetiva possibilidade de aprimoramento dos processos construtivos.

Acesse o Guia de Aplicação de Rochas em Revestimentos através do link https://abirochas.com.br/site/wp-content/uploads/2020/10/Bula-2020-arquivo-final-15-outubro.pdf


ABIROCHAS DISPONIBILIZA A 2ª EDIÇÃO DO GUIA DE APLICAÇÃO DE ROCHAS EM REVESTIMENTOS – A “NOVA BULA”

Compartilhe:

 

 

Visitas: 759

Fonte: ABIROCHAS DISPONIBILIZA A 2ª EDIÇÃO DO GUIA DE APLICAÇÃO DE ROCHAS EM REVESTIMENTOS – A “NOVA BULA”

Autor:

Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/