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Na webinar “Explorando as oportunidades de exportações brasileiras com a plataforma Global Trade Helpdesk”, realizada em 11.11.20 e organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o International Trade Centre (ITC) apresentou as ferramentas disp

Publicado em 23/11/2020

Na webinar “Explorando as oportunidades de exportações brasileiras com a plataforma Global Trade Helpdesk”, realizada em 11.11.20 e organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o International Trade Centre (ITC) apresentou as ferramentas disponíveis pelo sistema para auxiliar exportadores na busca rápida de informações sobre comércio exterior. A apresentação foi feita por Anna Jankowska, analista de mercado da Divisão de Inteligência de Comércio e Mercado do ITC.
   De simples acesso, o Global Trade Helpdesk demanda o país-alvo e a palavra-chave ou SH6 do produto que se quer exportar. Uma vez informados, o sistema segue apresentando uma série de informações, iniciando com uma visão geral de mercado, que analisa o mercado-alvo em relação ao produto que se quer exportar: 
• a importância global do mercado-alvo;
• as perspectivas de mercado para o exportador;
• as tarifas de importação do país objetivado;
• os requisitos obrigatórios do país-alvo para a importação do produto;
• o tempo e os custos domésticos para exportar;
• outros mercados potenciais.
   Disponibiliza ainda um diretório de empresas que podem tornar-se parceiras, escritórios de propriedade intelectual, fornecedores de financiamento comercial e organizadores de promoção comercial.
Nos requisitos de avaliação do produto são detalhados:
• as tarifas cobradas pelos países importadores;
• as regulamentações (requisitos obrigatórios para que o produto entre no mercado-alvo) envolvendo desde os requisitos domésticos, os requisitos do produto (substâncias permitidas no processo de produção e especificações técnicas do produto para a proteção da saúde e segurança do consumidor), as condições de mercado (regulações específicas), medidas de préembarque e inspeção (rotulagem, testagem, avaliação de conformidade, entre outras); notificações sobre mudanças em regulamentação enviadas pelas autoridades governamentais à
OMC.
• os padrões de sustentabilidade, representados pelas normas privadas para proteção ambiental, direitos trabalhistas, desenvolvimento econômico, segurança e qualidade ambiental, bem como ética empresarial.
   São ainda disponibilizados os procedimentos de importação, exportação e trânsito necessários para comercializar o produto objetivado de forma eficiente.
A plataforma está sendo traduzida para a língua portuguesa e prevê-se que até o final de 2020 todas as informações disponíveis já estejam traduzidas. No momento atual, o exportador pode manter-se inclusive informado sobre as últimas medidas comerciais temporárias para a COVID-19.
Trata-se, portanto, de ferramenta de muita utilidade, reunindo em um único ambiente informações confiáveis que facilitarão sobremaneira o entendimento dos mercados externos para os exportadores brasileiros.
Acesse o Global Trade Helpdesk em https://www.globaltradehelpdesk.org/pt
Na webinar “Explorando as oportunidades de exportações brasileiras com a plataforma Global Trade Helpdesk”, realizada em 11.11.20 e organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o International Trade Centre (ITC) apresentou as ferramentas disp

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Fonte: Global Trade Helpdesk agiliza seus negócios no mercado externo é apresentada pela CNI

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