Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS

  • COLABORADORES


ANPO PARTICIPA DE REUNIÃO NA ALES DEBATENDO O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO

Publicado em 03/05/2023

Na última quarta-feira a ANPO participou de um evento na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, discutindo o Desenvolvimento Socioeconômico do Noroeste do ES. O SEBRAE-ES também participou da reunião. A comitiva foi recebida pelo deputado Mazinho dos Anjos e sua frente parlamentar, que sugeriu encaminhar propostas de políticas públicas que possibilitem um ambiente de negócio mais favorável ao Setor da Mineração, responsável por gerar emprego e renda no interior do Espírito Santo.


                                               


“O Noroeste, por muito tempo, ficou relegado a segundo plano e isso gerou atraso econômico e social. Por isso, precisamos unir esforços de todos para que não percamos o que já conquistamos e possamos ir além”, disse o Deputado Estadual Mazinho dos Anjos.


A fala do deputado Mazinho, iniciou a mediação de um debate entre a frente parlamentar, entidades apoiadoras, como a FINDES, SEBRAE e CDL, com o Presidente Executivo da ANPO, Sr. Mário Imbroisi. Foram levantados uma série de apontamentos relevantes como possíveis causas da situação socioeconômica do noroeste. Dentre elas, destacou-se as dificuldades de acesso logístico, uma vez que a BR-101 beneficia apenas os municípios do eixo Aracruz, Linhares e São Mateus, localizados no norte. O noroeste tem ficado esquecido ao longo dos anos. “Queremos discutir o potencial do noroeste e o que podemos fazer, numa parceria entre o Estado, as prefeituras e a iniciativa privada, para atrair novos investimentos”, declarou o deputado.


Mazinho também citou o projeto de infraestrutura da Petrocity Ferrovias, que transportará a produção de grãos do cerrado brasileiro até o Centro Portuário de São Mateus-ES. Em fevereiro de 2022 a Petrocity Ferrovias firmou contrato com o Ministério da Infraestrutura para construir a Estrada de Ferro Planalto Central (EF-355), ligando Unaí, em Minas Gerais, a Campos Verdes, em Goiás, e como isso pode gerar novas oportunidades na região.


NO SETOR DE ROCHAS


Quanto ao Setor de Rochas Ornamentais, foco prioritário da ANPO, este poderá se favorecer com outro novo projeto que foi pautado na reunião, a modernização do sistema rodoviário, que pode alavancar o mercado de rochas ornamentais, tornando-o mais barato e seguro e consequentemente aumentando a competitividade do setor, cujos preços estão intimamente ligados ao custo logístico. O sistema atual é mais propenso a acidentes e a consequente perda do material e pode ser considerado um dos maiores gargalos do setor. 


É importante salientar que o Espírito Santo produz 82% das rochas ornamentais brasileiras, o que corresponde a quase 6% do mercado mundial de rochas ornamentais. O município de Barra de São Francisco, onde está localizada a sede da ANPO, responde sozinho por 57% das exportações do Espírito Santo. De acordo com dados do setor, o município produz 59% das extrações de blocos de granito do Estado, produz 45% das chapas de granito beneficiadas e concentra as indústrias de 15 municípios do Noroeste. Sete de cada 10 indústrias da região estão instaladas em Barra de São Francisco.


A ANPO - Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais do ES, tem orgulho de representar um setor tão pujante da economia capixaba e está de portas abertas para auxiliar pequenas, médias e grandes empresas do ramo, lutando para que todas consigam seu espaço no mercado e aumentando suas respectivas participações, representando seus interesses junto ao Estado e outras entidades reguladoras, bem como ampliando a presença e reconhecimento do setor nos mercados nacionais e internacionais, sem esquecer o papel social da Associação.

 


ANPO PARTICIPA DE REUNIÃO NA ALES DEBATENDO O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO

Compartilhe:

 

 

Visitas: 330

Fonte: https://www.al.es.gov.br/Noticia/2023/04/44611/frentes-sobre-economia-sao-lancadas-pela-ales.html https://mazinhodosanjos.com.br/mazinho-cria-frente-parlamentar-de-desenvolvimento-do-noroeste/

Autor:

Anpo

Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/