Acessar o site em Inglês Acessar o site em Português
  • ANPO

  • TV ANPO

  • CTR/ANPO
  • IG DO GRANITO
  • BIBLIOTECA

  • EMPRESAS

  • COLABORADORES


ANM Anuncia Participação Ativa no Projeto Inovador de Descarbonização do Setor Mineral

Publicado em 17/11/2023

O Diretor Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Sousa, desempenhou um papel de destaque no lançamento do Projeto de Descarbonização do Setor Mineral, ocorrido na sede do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) em Brasília, na última quinta-feira (26/10).

Esta iniciativa pioneira, fruto da colaboração entre o Ibram, o governo britânico no Brasil e o Mining Hub, braço de inovação da entidade, tem como principal meta identificar oportunidades estratégicas para a mitigação e redução das emissões de CO² na atmosfera, com foco específico na indústria de mineração.

Mauro Sousa elogiou calorosamente a iniciativa do Ibram, reconhecendo seu papel fundamental na transformação da abordagem socioambiental no setor mineral. "A cadeia produtiva mineral está cada vez mais comprometida com questões socioambientais e éticas, e a ANM está alinhada a essa agenda, baseada em diálogo construtivo para a construção de um futuro mais sustentável", afirmou Sousa.

O evento de lançamento contou com a presença do presidente do Ibram, Raul Jungmann, e da embaixadora britânica no Brasil, Stephanie Al-Qaq. Representando a ANM, esteve presente o superintendente de Regulação, Yuri Pontual, reforçando o comprometimento da agência com a promoção de práticas sustentáveis no setor.

Onze mineradoras participarão ativamente deste projeto inovador: Alcoa, Anglo American, CBMM, Gerdau, Hydro, Kinross, Lundin Mining, MRN, Samarco, Nexa e Vale. Com uma duração programada de 12 meses, o projeto realizará um detalhado levantamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de cada mineradora. Aquelas identificadas como menos avançadas em termos de sustentabilidade receberão consultoria especializada, visando impulsionar avanços significativos na redução de emissões.

Este projeto reforça o compromisso conjunto do setor mineral e das instituições envolvidas em enfrentar desafios ambientais e consolidar práticas sustentáveis.


ANM Anuncia Participação Ativa no Projeto Inovador de Descarbonização do Setor Mineral

Compartilhe:

 

 

Visitas: 284



Entre em contato

Site seguro

https://anpo.com.br/ https://anpo.com.br/